PM e PC durante buscas a desaparecidos na Zona Rural de Xambioá.

A população de Xambioá protestou na tarde desta terça-feira (29) para cobrar empenho das autoridades nas buscas a dois homens desaparecidos no último sábado.  Os lavradores Moacir Júnior Silva Franco, 22 anos e Ivan Silva de Oliveira, 36 anos, foram vistos pela última vez ao saírem de casa para pescar. A suspeita é de que eles tenham se perdido numa fazenda controlada por homens armados, segundo familiares.

Três dias após o desaparecimento e sem notícias, familiares fizeram uma manifestação com o apoio dos moradores de Xambioá. O protesto ocorreu em frente à Delegacia e também na entrada na cidade, onde o acesso foi bloqueado.

O objetivo é chamar atenção das autoridades e cobrar uma resposta da Polícia Civil. "Hoje está com cinco dias [do desaparecimento] e não temos notícia nenhuma. Nem que estão vivos ou mortos." contou um familiar ao AN.

Segundo uma moradora, que preferiu não ser identificada, os dois homens saíram para pescar por volta das 13h30 da tarde de sábado com direção a uma fazendas na TO 164, que liga Xambioá à fábrica da Votorantim. Eles já fizeram buscas na região por conta própria, mas sem sucesso.

A suspeita é de que os homens possam ter se perdido numa grande fazenda na região. Entretanto, não houve permissão para fazer as buscas nesta propriedade. O local, segundo relatos, é controlado por pistoleiros e seguranças armados, que impedem o acesso de qualquer pessoa.

Diante disso, a família pede apoio da Polícia para fazer buscas nesta propriedade no sentido de encontrar os lavradores. "A gente não acredita, tem uma suspeita. Queremos tirar essa dúvida (...) Se a polícia compreendesse o nosso lado e fosse lá, já que eles tem esse poder de investigação, dava um vistoria em toda a fazenda e averiguasse, tirasse esse peso da nossa consciência," relatou uma vizinha da família.

Entretanto, segundo a fonte, o delegado de Xambioá estava se recusando a fazer tal procedimento de buscas na fazenda. Isso porque, a família não teria provas de que os homens teriam entrado lá.

Nota da SSP-TO

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia de Polícia Civil de Xambioá, informou que oboletim de ocorrência sobre o desaparecimento de Moacir Júnior Silva Franco, 22 anos, e Ivan Silva de Oliveira, 36 anos, foi registrado na tarde desta segunda-feira, 28.

E que "desde esse momento, a Polícia Civil ouviu os familiares e iniciou as buscas, que seguem de forma intensa, com a atuação ativa de uma equipe de policiais civis, contando com a presença do delegado Wilson Oliveira Cabral Júnior, e também com a participação de policiais militares."

Informação

Qualquer informação que possa ajudar nas buscas dos desaparecidos pode ser repassada pelos telefones: (63) 9 81318244, (63) 9 91065918, ou pelo Disque Denúncia da Polícia Civil ? 197 ou Polícia Militar ? 190.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/18489/dois-homens-saem-para-pescar-e-desaparecem-em-xambioa/