Em nota ao  AN, a Odebrecht  afirmou que não há qualquer relação entre a mortandade de peixes no Rio Lontra com a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Neblina.  Além disso, ressaltou que há pontos de lançamentos de esgoto clandestinos e que está à disposição das autoridades.

Confira a nota na íntegra

A Odebrecht Ambiental | Saneatins esclarece que não há qualquer relação entre o novo episódio de mortes de peixes e a operação da Estação de Tratamento de Esgoto Neblina, que é o único emissor de esgoto que realiza o tratamento adequado antes de enviar o efluente ao Rio Lontra. Conforme estabelecido em Termo de Ajustamento com órgão ambiental, a estação opera seguindo os parâmetros adequados.

A empresa esclarece ainda que existem outros inúmeros fatores que afetam o rio, tais quais os lançamentos diretos de esgotos clandestinos e sem tratamento diretamente no Rio Lontra, além da poluição urbana que afeta o curso d?água.

A mortandade de peixes é um fenômeno que tem acontecido há alguns anos em Araguaína e cidades vizinhas, no mesmo período do ano e em mananciais diversos onde não há lançamento de esgoto tratado por parte da Saneatins, como o Córrego Jardim.

A concessionária reforça ainda que está à disposição das autoridades para buscar as razões da morte dos peixes.