A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde reformou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que faz parte do programa do Ministério da Saúde(MS) Brasil Sorridente. O local ganhou pintura nova na parte interna e externa, manutenção do telhado, reparos na parte elétrica e hidráulica e a retirada de infiltrações. Funcionando desde 2006, o CEO atende aproximadamente quatro mil pessoas por mês.

O local oferece atendimentos especializados em patologia, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia de adultos e crianças (canal), ortodontia preventiva para crianças até 12 anos para tratamento de deformidades faciais, atendimento à pacientes portadores de necessidades especiais e reabilitação oral ? prótese total superior e inferior.

Plantão 24 horas

O Centro conta com atendimentos para a população de urgência e emergência, funcionando 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com plantonista que durante a noite ficam de sobreaviso. O CEO também realiza serviços de Radiologia e Odontopediatria dando suporte para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A dona de casa, Maria Aparecida Ribeiro levou o filho José Yan, de seis anos para atendimento e aprovou. "Fiquei muito feliz em ver que meu filho foi atendido rápido e com todo cuidado da equipe. Quero agendar também um atendimento pra mim", disse.

Para agendamentos no CEO, é só o usuário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, que as equipes de saúde fazem o encaminhamento. Se a pessoa tiver com muita dor e o tratamento for de urgência poderá se deslocar para a própria unidade, em qualquer horário, que será imediatamente atendido.

Estrutura da Unidade

O Centro conta com seis consultórios com um total de oito cadeiras odontológicas, recepção, sala de espera, expurgo, sala de esterilização, arquivo, sala do administrativo aonde fica também o estoque, sala de repouso para as ASB plantonistas, uma copa e dois laboratórios de suporte para prótese. Atualmente o CEO conta 54 colaboradores entre eles.