Seringas utilizadas foram descartadas em caixa de papelão

Um araguainense encontrou o local de descarte de lixo hospitalar num terreno baldio, próximo à chácara Santa Rita, em Araguaína. Diante disso, fez imagens e enviou à redação do AN neste domingo, 5.

Fotos mostram o lixo hospitalar jogado às margens de uma via pública, a céu aberto. Nas imagens, seringas, cartelas de comprimidos e caixas medicamentos. O material se encontra em sacos plástico,  caixas de papelão ou mesmo no chão.

O autor das fotos afirma não ter certeza da origem do material.  Isto é, se o lixo é de algum hospital do município ou do estado. Mas acredita que seja algumas farmácias de Araguaína que estão fazendo o descarte de forma inadequada.

Responsabilidades

Em nota ao  AN, a prefeitura de Araguaína explicou  que  "o descarte de lixo hospitalar é de responsabilidade de cada unidade, se for pública, a responsabilidade é do Estado ou Município; se for particular, a empresa deverá contratar o recolhimento regular junto à empresa prestadora de serviço."

Denúncia e fiscalização

Sobre a denúncia em específico, a nota informa  que "uma equipe de fiscais irá ainda esta semana no local para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis."   E orienta que "o descarte irregular de lixo deve ser denunciado imediatamente à Secretaria do Meio Ambiente pelo número (63)  99944 7878."

Normas da Anvisa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece normas, válidas para todo o Brasil, sobre o condicionamento e tratamento de lixo hospitalar.  Isto vale para todo o processo, desde a origem ao destino: aterramento, radiação e incineração.

img_0687 img_0694