O Sparta bateu o Colinas por 3 a 0 no jogo de volta da final da Segundona 2016 e assegurou o primeiro título da história do clube.  Renatinho anotou os dois primeiros gols e Paulão o terceiro. O duelo foi realizado no estádio Mirandão, em Araguaína, nesta terça-feira (6).

As duas equipes estão garantidas na elite do futebol Tocantinense de 2017. Na partida de ida o Sparta havia vencido o Colinas por  4 a 2. O Sparta é de Araguaína, região norte do estado. O clube foi fundado em 2006 e se tornou profissional em 2013, quando disputou a primeira Segundona do Tocantins. Até então, o time só possuía um título amador, nesta terça-feira garantiu o primeiro caneco profissional.

Este ano (2016), o time não só chegou à final da competição, como conquistou o primeiro acesso para a Primeira Divisão do Tocantinense e o primeiro título de uma competição profissional da história do clube. Todos os três anos em que competiu na Segundona, o Sparta nunca havia chegado na reta final.  O vice-campeão, Colinas, retornou à Primeira Divisão depois de ser rebaixado em 2014. Desde então o time lutava pelo acesso.

Campanha As campanhas de Sparta e Colinas vão ficar marcadas pela regularidade nesta temporada da Segundona . As duas equipes não sofreram nenhuma derrota dentro de casa durante toda a primeira fase do campeonato, o único time pelo qual o Colinas sofreu derrota foi justamente para o Sparta, na quinta rodada. Colinas

Duas vitórias de 3 a 0 sobre o Araguaína por W.O. Duas vitórias sobre o Nova Conquista - na primeira e na sexta rodada - e um empate com o Sparta na segunda e uma derrota para o Tricolor do Norte na quinta rodada fora de casa.Essa foi a campanha do Colinas na primeira fase.

Segunda fase

Nas semi, venceu o União de Palmas em casa por 3 a 2 e goleou o União no jogo de volta por 5 a 1 e se garantiu na decisão.

Final Na decisão, perdeu o primeiro jogo da final por 4 a 2, no estádio Bigodão, em Colinas. Na partida de volta perdeu por 3 a 0. Sparta Duas vitórias de 3 a 0 sobre o Araguaína por W.O, um empate contra o Colinas na 2ª rodada,  duas vitórias sobre o Nova Conquista na 3ª e 4ª rodada, bateu o Colinas na 5ª rodada. Segunda fase

Perdeu para o Palmas por 1 a 0 no jogo de ida e venceu por 3 a 1, no Mirandão, o jogo de volta e se garantiu na final.

Final

Venceu fora de casa o Colinas por 4 a 2. No duelo de volta em casa, venceu por 3 a 0.(Com/GE)