Falta de combustível leva prefeitura de Araguaína a suspender serviços sociais

Veículos da Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína estão parados desde a sexta-feira ( 9) por falta de combustível.  Com isso, os serviços sociais prestados às pessoas carentes estão prejudicados e suspensos.  Tudo isso porque o Estado deixou de repassar o dinheiro da saúde ao município araguainense.

O AN apurou que na manhã da sexta-feira (9) o secretário de saúde  Jean Luís Coutinho informou que os veículos deveriam ficar parados pela falta de combustível para rodar. Diante disso, a frota  de ao menos 10 carros ficou estacionada no pátio da Secretaria Estadual da Fazenda em Araguaína.

A reportagem apurou que o cartão Brasil Card, utilizado nos postos de combustíveis para abastecer, está bloqueado. O motivo seria a falta de pagamento. Até esta segunda-feira, 12,  todos os motoristas da área da saúde estão de braços cruzados.

Diante da falta de combustível, a população de baixa renda em Araguaína já começa a ser prejudicada. Está suspenso o transporte de pacientes de baixa complexidade que fazem tratamento para hemodiálise, fisioterapia e os da APAE.  Além do transporte de pacientes para hospitais em geral e ambulatório.

Além do transtorno pela falta de transporte, a UPA de Araguaína deve suspender o atendimento de pacientes de outros municípios e estados. O motivo, segundo a prefeitura, é que o Governo não repassa a parte dele referente ao convênio tripartite para a saúde.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para saber informações sobre o pagamento de repasses da saúde ao município de Araguaína e aguarda retorno.