O atendimento na UPA de Araguaína a pacientes de outros municípios será suspenso a partir desta quarta-feira, 14.  O motivo, segundo a prefeitura, é a falta de repasse do Estado que já acumula R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões na área da saúde.

Desde a sexta-feira (9) os veículos da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína estão parados por falta de combustível e os motoristas de braços cruzados. Em nota ao AN, a prefeitura informou que se trata do reflexo da falta de repasse do Governo do Estado para o município.

"Diante da enorme crise que assola o país, sem esses repasses obrigatórios, o Município é obrigado a reduzir ou suspender serviços. (...) Sem perspectiva de recebimento, fica impossível a permanência do atendimento que a Prefeitura presta que não é obrigatório ao Município, que vem pagando as despesas sozinho."

Além de afetar o transporte de pacientes de baixa complexidade, a ausência do repasse do Governo do Tocantins prejudica a UPA também.  Diante disso, a prefeitura resolveu limitar o atendimento da unidade somente a pacientes da cidade de Araguaína. "Prefeitura será obrigada a suspender, a partir desta terça-feira, dia 13, [o atendimentos a pacientes de municípios vizinhos],  diz a nota.

Ressalta ainda que, para manter o atendimento total, é essencial a participação do Estado e isso não tem acontecido. "O atendimento regional na UPA somente voltará após a quitação da dívida do Estado com o Município," finaliza a nota.

O AN entrou em contato com a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), mas ainda não obteve resposta.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/18947/sem-repasse-do-estado-prefeitura-de-araguaina-suspende-transporte-de-pacientes/