Os usuários do transporte coletivo de Araguaína devem se preparar para mais um período transtornos. O contrato emergencial entre a prefeitura ? por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) ? e a Viação Passaredo encerra na próxima sexta-feira (16). Segundo a prefeitura, a empresa já informou que não pretende renovar contrato, mas continuará prestando serviços provisoriamente com diminuição de ônibus.

Clandestinidade

A prefeitura informou que desde que a Passaredo iniciou a atuação na cidade no mês de junho, ela vem realizando o transporte com acúmulo de prejuízos que já somam R$ 1,2 milhão, por causa da baixa demanda, causada principalmente pelos serviços de transportes clandestinos, que a população não deixou de usar.

A data de vigência do contrato da Prefeitura com a viação era até dia 16 de dezembro, mas para que não haja descontinuação dos serviços, a Prefeitura disse vem negociando junto à empresa e definirá na próxima semana como os serviços serão realizados.

Licitação deserta

De acordo com o presidente da AMTT, Gustavo Fidalgo, a quinta licitação do transporte coletivo já está em andamento, mas até o momento nenhuma empresa se interessa em prestar os serviços na cidade.

"A inviabilidade na prestação dos serviços tem feito a Prefeitura ter de subsidiar parte do transporte para garantir que seja realizado", disse.

Conscientização da população

Fidalgo ainda lembrou que a população precisa ter consciência de seu papel para que haja transporte de qualidade na cidade. "É preciso que a população entenda que deixando de usar o transporte coletivo, ela impossibilita de que os serviços continuem e benefícios como meia passagem e transporte de idosos, deficientes e doentes seja diretamente afetado", apontou o presidente da AMTT.

Soluções

O prefeito Ronaldo Dimas vem realizando reuniões com as classes envolvidas no transporte público, com a empresa, taxistas e mototaxistas que nortearão as medidas que a Prefeitura anunciará na próxima semana para realização dos serviços.