O Tocantins possui 126 delegados em exercício de suas funções, mas somente 79 deles estão lotados nos 138 municípios do interior. Com 1,5 milhão de habitantes, o Estado deveria ter ao menos 244 delegados, conforme previsto em lei. Em meio a essa escassez de profissionais, existem 131 aprovados no concurso da Polícia Civil aguardando nomeação pelo Governo do Estado.

Estes aprovados já fizeram o curso de formação e estão preocupados com a possível falta de previsão orçamentária para nomeá-los em 2017. Ao AN, um dos aprovados para o cargo de delegado, que preferiu não ser identificado, reclamou que não há cronograma para as nomeações e que isso só gera problema para a população, porque delegacias deixam de prestar atendimento adequado.

"Mais aposentadorias virão. Não tem gente suficiente. Como é que um delegado dá conta de três, quatro ou cinco delegacias?" questiona o candidato. "Vai chegar a um nível de criminalidade que quando entrarmos, apenas enxugaremos gelo".

Segundo o candidato, os aprovados temem não serem chamados porque até o momento o governo não deu a eles qualquer previsão. No último dia 8 de dezembro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou o resultado final para do curso de formação de três cargos. Nessa etapa, foram capacitados 13 Médicos Legistas, 81 Peritos Criminais e 131 Delegados de Polícia. Agora eles aguardam a homologação do resultado pelo governador.

Resposta do Governo

A reportagem procurou a SSP-TO para esclarecer sobre previsão orçamentária das nomeações, mas a Pasta informou que não tinha as informações, que era competência da Secretaria de Planejamento.

Sobre a previsão orçamentária, a Secretaria de Planejamento enviou nota ao AN e garantiu que há recursos na LOA 2017(Lei Orçamentária Anual) para o concurso da Polícia Civil.

Já a Secad (Secretaria de Estado da Administração), informou que com "com a publicação do resultado final do concurso (Editais 001 e 003), o próximo passo será remeter ao chefe do poder executivo para homologação. Só após a homologação do resultado final, por parte do Governo do Estado, é que os aprovados poderão ser nomeados". No entanto, não deu previsão de quando isso deve ocorrer.

De acordo com a Secad, o impacto na folha com a nomeação dos aprovados no certame será um custo anual de R$ 65.771.955,92.

Votação da LOA 

A Lei Orçamentária do Estado está em trâmite na Assembleia Legislativa e deve entrar em votação ainda nesta semana.