Após passar por um rigoroso processo de avaliação, o Ministério da Saúde renovou por mais três anos o credenciamento do Hospital Dom Orione como "Hospital Amigo da Criança". Desde 2003 o Dom Orione possui o título que é um reconhecimento concedido para os hospitais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno.

Para o diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Jarbas Assunção Serpa, o reconhecimento é resultado do trabalho contínuo da equipe multiprofissional da unidade, que implantou e mantém as normas e procedimentos estabelecidos pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). "Nós primamos pela oferta de um parto humanizado, possibilitando mais tranquilidade e conforto para as gestantes. Além disso, incentivamos e orientamos as mães quanto à importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês", frisou.

O Hospital Dom Orione obteve a renovação do credenciamento devido à eficácia plena na observação e manutenção dos Dez Passos para o Aleitamento Materno. A gerente de Enfermagem, Fernanda Aguiar, explica que a instituição conseguiu grandes avanços na área da maternidade. "Criamos o Núcleo de Educação Permanente para treinar nossa equipe de forma contínua quanto às políticas de aleitamento materno", destacou.

Dentre as conquistas obtidas, destacadas no Relatório de Reavaliação Trienal da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, estão a atuação da enfermeira obstetra nos partos naturais, a presença de um acompanhante de livre escolha da parturiente, o incentivo e a orientação do aleitamento materno e não uso de bicos artificiais ou chupetas para as crianças amamentadas.

A Certificação

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde e pelo UNICEF, com o objetivo de mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, coordenado pelo Ministério da Saúde.