As viaturas vão substituir veículos do Quartel do Comando Geral, em Palmas

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), fez uma solenidade na tarde desta quarta-feira (14), em frente ao Palácio Araguaia, para trocar 37 viaturas da Polícia Militar que são alugadas pelo Governo do Estado. Os novos veículos vão substituir outros que já estão nas ruas em piores condições. O valor gasto com a locação das viaturas já foi alvo de críticas de deputados estaduais, por ser suficiente para comprar todos os veículos novos.

Das 37 viaturas, 33 delas vão substituir as já alugadas pela empresa Quality e apenas 4 foram adicionadas à frota. Durante a solenidade, Marcelo Miranda destacou a segurança pública como um dos setores prioritários de seu governo. "Sempre que realizamos uma solenidade dessa natureza, tenho a certeza de que a segurança pública continuará como prioridade no Estado", disse.

Segundo Marcelo Miranda, as viaturas vão otimizar as ações da PM no policiamento ostensivo, repressivo e preventivo, "dando mais segurança à população". As viaturas vão atender a Batalhões e Companhias Independentes da Polícia Militar em Palmas e no interior.

Embora a "prioridade" da segurança pública esteja no discurso do governador, o concurso público da Polícia Civil estava paralisado há 2 anos. Recentemente, os candidatos foram convocados para o curso de formação, mas já temem não serem nomeados em 2017 por causa de problemas financeiros enfrentados pelo Estado. Já o concurso público da Polícia Militar, cujo edital deveria ter sido lançado ainda no mês de agosto, não há nenhuma previsão para acontecer.

Além da falta de efetivo policial, outro problema enfrentado constantemente pela Polícia Militar é a falta de combustível, enquanto na Polícia Civil a estrutura é bastante precária. Em Araguaína chegou a faltar papel nas delegacias para imprimir boletins de ocorrências.

Viaturas

As viaturas (VW modelo gol, equipadas com giroflexes, sirene e rádio) vão substituir veículos do Quartel do Comando Geral, em Palmas, de Companhias Independentes e Batalhões da Polícia Militar.

O evento contou com a presença da vice-governadora, Cláudia Lelis, secretários de Estado, policiais militares e outras autoridades.