Rodrigo Borges, representante do Naturatins

Sem laboratório, o Naturatins ainda não examinou as amostras coletadas no início do mês  para identificar as causas da mortandade de peixes no Rio Lontra.  Além disso, usa relatórios da própria Odebrecht para monitorar a qualidade do esgoto tratado em Araguaína.

Falta de laboratório

A revelação ocorreu durante a Audiência Pública realizada na tarde desta quarta-feira (14) na Câmara Municipal de Araguaína. Na oportunidade, o representante do Naturatins, Rodrigo Borges, explicou que as amostras foram enviadas à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a demora pode prejudicar o resultado.

"O Naturatins não tem laboratório e não tem convênio firmado para fazer esse tipo de análise. (...) Pelo que eu saiba, por enquanto, não foram realizadas ainda [pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente]. Tem uns parâmetros que o interfere nas respostas." Admitiu Rodrigo Borges.

Rodrigo também afirmou que o Naturatins usa relatórios da própria Odebrecht para monitorar a qualidade do tratamento do esgoto. "Infelizmente, os dados que a gente tem são dos próprios empreendimentos que chegam até nós. A Odebrecht, mesmo com os valores estando acima, acho até louvável isso, eles estão apresentando o que realmente está acontecendo. (...) A gente não tem uma contra prova disso."

As confissões de Rodrigo soaram como um balde de água fria na comunidade.  Isso porque, somente a análise seria possível apontar as reais causas da mortandade de peixes e levar à identificação dos responsáveis. Para depois, aplicar devidas multas e ou sanções estipuladas pela Lei Ambiental.

Posição da Odebrecht

Ao AN,  a gerente operacional da Odebrecht, Sandra Lúcia Leal,  afirmou que há cinco pontos de lançamento de esgoto no Lontra, próximo ao local de descarte da Odebrecht.  Inclusive, um seria de amônia e descartou a relação da morte de peixes com esgoto tratado.

"O principal objetivo nosso era mostrar para a população (...) que existem várias causas para a mortandade de peixe, que não se resume ao trabalho prestado pela Saneatins. Pelo contrário, nós lançamos esgoto tratado. (...) Esgoto tratado não causa mortandade de peixe, o que está causando é o lançamento de esgoto sem tratamento" finalizou.

Esperança e luta

Mesmo diante da limitação técnica do Naturatins, a representante da ONG Guardiões do Lontra, Ilza Beth Nunes, avaliou como positivo as discussões e  prometeu não desistir da luta.

"Pelo menos hoje a gente se sente esperançosa. Hoje tem o Poder Público do nosso lado e a Câmara. Antes era um grito sem voz. (...) Espero uma solução, vamos continuar lutando. Qualquer coisa que tivermos que fazer em busca da verdade, a gente vai, vai investigar sim. (...) Vou continuar minha luta sim, não vou desistir. Nossa comunidade está consciente de que queremos salvar o Rio Lontra".