Em nota o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), responsável pela gestão da UPA, e a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) manifestaram-se ainda ontem (15) sobre atendimento dado à jovem universitária que na faleceu no HRA na última terça-feira, 13.  Fernanda Carvalho Aquino Mota foi atendida duas vezes na UPA antes de ser levada ao Regional.

Segundo o IBGH, a primeira passagem da paciente pela unidade aconteceu na sexta, dia 9, por volta das 20h30. Na oportunidade, ela queixou-se de dores nas costas e no abdômen. O quadro foi avaliado como inespecífico, uma vez que dores abdominais podem ter inúmeras causas como constipação ou cólicas.

A nota diz que "Fernanda não apresentou febre, vômito ou dor localizada. Foi realizado um raio-x de abdômen na paciente e nada foi constatado. O médico repassou a medicação e orientou que a paciente retornasse para a UPA caso a dor não cessasse.

A segunda passagem aconteceu no domingo, 11, depois das 18 horas. Naquele momento, a paciente reclamou que a dor já durava quatro dias e foi constatado um quadro mais específico com febre e vômito. A paciente foi internada, sendo levantada a hipótese de um quadro de abdômen agudo que poderia apontar uma apendicite. O médico solicitou todos os exames necessários, inclusive com dois exames de sangue com poucas horas de diferença em virtude do agravamento do quadro. Os exames de urina e sangue apresentaram alterações claras e foi solicitada a transferência imediata para o Hospital Regional de Araguaína ainda no domingo, dia 11.

Em todos os pedidos de transferências, a UPA foi informada que não havia vagas e nem sequer macas no HRA para acolher a paciente" informou o IBGH.

Já a Sesau, lamentou o falecimento de Fernanda e informou que ela deu entrada queixando-se de dores abdominais. Além disso, a pasta determinou abertura de sindicância para apurar o caso.

"A paciente passou por avaliação médica, foi submetida a exames laboratoriais, ultrassonografia e diante da suspeita de apendicite, a equipe médica indicou a realização da laparotomia.

A Secretaria já determinou abertura de Sindicância para apurar com rigor possíveis responsabilidades".