291 alunos chegaram ao final de mais um Curso de Formação Profissional da Polícia Civil, dessa vez para os cargos de Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Agente de Necrotomia e Papiloscopista. Essa foi a segunda etapa do concurso público para provimento de cargos da Policia Civil do Tocantins, lançado

A aula inaugural foi realizada no dia 07 de novembro deste ano (2016), no auditório do Palácio Araguaia, com a presença do secretário da Segurança Pública, Cesar Roberto Simoni e autoridades ligadas à segurança pública estadual. Na ocasião foi ministrada uma palestra com o professor Iranilson Mota, que abordou o tema "Motivação e Sucesso".

Assim como no curso de formação profissional para os cargos delegado de polícia, médico legista e perito criminal, concluído no final de Outubro, o curso de formação para esta turma ocorreu em 45 dias no regime semi-internato, com aulas no período integral, em seis dias por semana, além de disciplinas que foram ofertadas por meio da Educação a Distancia (EaD).

Dos 291 alunos que estão concluindo o curso de formação, 44 são para o cargo de Agente de Polícia; 28 para Agente de Necrotomia; 205 para Escrivão de Polícia e 14 para Papiloscopista.

O Curso de Formação Profissional tem caráter eliminatório e classificatório. As avaliações finais foram feitas com prova de verificação de aprendizagem, prova de tiro e exames toxicológico.

DURAÇÃO do curso

O curso teve início no dia 07/11/2016 e foi realizado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Acadepol.  Teve duração de 45 dias no regime semi-internato, com aulas no período integral, em seis dias por semana. Também foram ofertadas disciplinas por meio da Educação a Distância (EaD).

ONDE IRÃO ATUAR

Em todo o estado, preferencialmente no interior para suprir grande demanda.

FORMAÇÃO

Mais de 60 disciplinas foram ofertadas e ministradas durante o curso, sendo realizada uma reformulação das grades curriculares para atender os aprovados e formar policiais que sejam exímios investigadores, que saibam elucidar crimes, mas que também atendam bem o cidadão.

O CONCURSO

O concurso foi realizado em duas etapas, sendo:

A primeira etapa: de responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração ? SECAD e da Secretaria de Estado de Segurança Pública: de caráter eliminatório e classificatório, destinou-se à admissão à matrícula no Curso de Formação Profissional, sendo executada pela Fundação Aroeira.

A segunda etapa: de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública - SSP, consistiu no Curso de Formação Profissional, de caráter classificatório e eliminatório, realizado pela Academia de Polícia Civil, no período de 07 de novembro a 16 de Dezembro.

O edital do concurso da Polícia Civil foi publicado em 27 fevereiro de 2014 e as provas aplicadas em junho do mesmo ano. Foram oferecidas 515 vagas para provimento imediato e formação de cadastro de reserva para os cargos de Delegado, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista, Agente de Necrotomia, Médico Legista e Perito Criminal.

Mais de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase.