O juiz da 1ª Vara Criminal de Araguaína, Francisco Vieira Filho, absolveu nesta sexta-feira (15)  o acusado de matar o agente de trânsito Agenilson Pereira Jorge, de 28 anos por motivo fútil. O crime aconteceu no dia 27 de maio deste ano, em plena Av. Primeiro de Janeiro e gerou grande repercussão na cidade, inclusive em outros estados.

Ilário Reis Martins da Silva, 48 anos, foi apontado pelo Ministério Público como principal suspeito pelo crime. Ele cumpria prisão preventiva desde junho deste ano.

Conforme a sentença, o juiz entendeu que não houve reconhecimento do acusado. "As testemunhas inquiridas em juízo afirmaram não poder reconhecer o denunciado como autor da prática delitiva, e que sua ciência a respeito da autoria deriva tão somente de "boatos" vazados em redes sociais".

De acordo com a sentença, nem os agentes de trânsito que trabalhavam com Agenilson, nem as testemunhas presentes no momento do crime souberam confirmar que Ilário era a pessoa que aparece em vídeo de câmeras de segurança.

No dia do crime, Ilário foi flagrado por agentes de trânsito fazendo transporte clandestino de passageiros. Ele foi multado, porém se recusou a deixar seu veículo apreendido. Tendo no mesmo dia se dirigido a um bar, onde o dono ouviu Ilário dizer "em carro meu e mulher minha, quem manda é eu."

Sobre essa declaração, o juiz afirmou na sentença que é "absolutamente insuficiente para ligar o denunciado a um crime de homicídio". De acordo com a sentença as circunstâncias ligadas a autuação da multa "se resumiram a meros boatos circulantes em redes sociais e não demonstrados judicialmente".

Diante disso, o juiz revogou a prisão preventiva  por falta de provas que ligasse Ilário a autoria do crime. Já o Ministério Público protocolou recurso contra a decisão do magistrado.

Leia + Suspeito de matar agente de trânsito de Araguaína se apresenta à polícia, nega crime, mas acaba preso