O 13º salário dos servidores públicos estaduais estará na conta dos beneficiários à meia noite desta quinta-feira, 22. O pagamento será integral, na valor total de R$ 223 milhões. Mais cedo, um grupo de WhatsApp formado por empresários inclusive falava até na cifra já disponível para isso, valor superior a R$ 342 milhões.

O esforço traz alívio para os servidores que temiam não receber exercício de 2015 ou ter o valor parcelado, como ocorreu em 2014 para quem tinha melhores salários. Beneficiários do Igeprev receberam nesta quarta-feira, 21.

A situação traz conforto também ao comércio, que temia o impacto do atraso nas vendas de Natal. Mesmo resumidos a "lembrancinhas", as compras de fim de ano costumam dar um fôlego maior aos comerciantes e desovar estoques feitos para esta época do ano.

O próprio governador Marcelo Miranda veio a público criticar, por meio de nota, as declarações do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais Cleiton Pinheiro e esclarecendo que o governo tem adotado medidas para tentar minimizar a crise financeira do estado. Na nota, Miranda anuncia que o governo honrará o pagamento, mas não assume uma data para quitação do débito.

Mais uma vez explica que o pagamento depende apenas do repasse da partilha dos recursos arrecadados com as multa do programa de repatriação de ativos depositados no exterior, não declarados à Receita Federal e que estão sendo regularizados. Os recursos serão divididos entre estados e municípios, devendo ambos, receberam ainda no mês de dezembro.

Situação confortável é a dos servidores dos demais poderes e órgãos independentes como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado, que já receberam o 13º salário, pois independente da variação da arrecadação, especialmente quando ocorre queda, recebe o duodécimo integral, ficando todo o ônus para o governo estadual.