Na manhã desta quinta-feira (22), o governador Marcelo Miranda reuniu-se com representantes da imprensa tocantinense e respondeu perguntas sobre as diferentes áreas da sua gestão. Miranda afirmou que existe previsão para mais contenção de gastos em 2017 e falou das expectativas para o próximo ano.

Marcelo ressaltou que as medidas de contenção de despesas continuarão. "Vamos mexer em algumas coisas, mudar as secretarias. Ninguém gosta de demitir um pai de família, mas nós precisamos fazer, assim como fizemos e, se necessário, faremos mais", disse ele durante coletiva de imprensa.

Disse também que vai conversar com os outros poderes - Legislativo e Judiciário - para enxugar os gastos. "Conversei com os presidentes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e da Assembleia Legislativa. Todos teremos que rever o planejamento. O que queremos é que as coisas aconteçam. Os poderes estão avisados que teremos que rever condutas".

Ao comentar sobre o pagamento da data-base, o governador disse que a proposta já "foi encaminhada para a Assembleia Legislativa". "O acordo é 2% em Janeiro, 2% em Maio e 5% em Outubro", complementou.

Saúde

Miranda admitiu que a saúde não anda bem no Tocantins, mas garantiu que a Secretaria de Saúde possui uma boa equipe e que conseguiu alguns avanços este ano nesta área. Disse ainda que remanejou recursos para resolver a reforma do HGP e que buscará recursos para o Hospital Geral de Araguaína e Gurupi. "Em 2017 terminamos a reforma do HGP", prometeu.

Anunciou ainda que vai reabastecer os 18 hospitais do estado e criar o programa IntegraSus com o objetivo de integrar os médicos do estado.

"Vai ter uma sala de monitoramento de 160 metros quadrados com computadores e câmeras para os médicos. Eles vão estar interligados. Se faltar um medicamento, por exemplo, eles vão se comunicar online. Não vamos ter distanciamento de um município para o outro. Ano que vem não queremos mais ouvir falar em dificuldades nos hospitais", garantiu.

Segurança

Em relação à Segurança Pública do Estado, Miranda disse ainda que a criminalidade do Tocantins caiu. "Nós requalificamos a polícia para enfrentar a criminalidade? promovemos 71% dos policiais, dentro da lei. A nossa criminalidade aqui no Tocantins diminuiu muito", garantiu.

Concurso da PM

Sobre o concurso da Polícia Militar, o gestor afirmou que o processo para a realização está em andamento. "Para o ano que vem o Concurso da PM já está na Comissão de Licitação. Isso é uma das medidas para melhorar a segurança pública", acrescentou.

Impeachment

Ao falar sobre o pedido de impeachment de autoria e protocolado pelo servidor Clayton Pinheiro, presidente do Sisepe-TO, em que foram elencadas diversas justificativas para a retirada do Governador, Miranda afirmou estar "muito tranquilo porque a minha história me permite sair às ruas de cabeça erguida". "Estamos trabalhando cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, sim", justificou Marcelo.