Endocrinologista Naiana Brandão

Que final de ano é uma época de muita alegria, festas, família reunida e troca de presentes isso todo mundo já sabe. E em meio a tanta alegria há o desafio de se manter na linha com a dieta, e muitos acabam enfiando o pé na jaca, no tomate, no chuchu e por aí vai....

Para se manter de pé é necessário ter muita disciplina. E para ajudar você nessa batalha dupla de final de ano que é a ceia de Natal e de Ano Novo, convidamos a médica que atende em endocrinologia, Nayana Brandão, para dar algumas dicas preciosas para essa época

A primeira dica segundo a Dra. Nayana, é ter consciência do seu propósito de vida, "a comida do mundo não vai acabar no natal ou no Ano Novo". É importante manter o foco e lembrar que todo o trabalho e sacrifício não devem ir pelo ralo.

A profissional listou algumas atitudes que podem ajudar a dominar o seu cérebro nesse tempo de mesa farta e comidas ricas em carboidratos e gorduras,  uma delas é a artimanha de sair de casa com a barriga cheia antes de ir para a festa. "Faça uma alimentação balanceada em casa, mantendo seu cardápio da dieta. Isso vai ajudar a negar as tentações e a manter o equilíbrio", pondera Nayana.

A recomendação para ficar bem depois da ceia de ano novo é tomar bastante água durante o dia. "Faça atividade física de 5 a 8 horas antes da ceia, com muita intensidade. As calorias que você consumir servirão para recompor o desgaste dos músculos, refazendo o estoque de glicogênio na musculatura e no fígado. Isso evita o acúmulo de gordura ou de menos gordura" explica a médica.

Antes da ceia o ideal é fazer um lanche de baixo valor calórico e rico em fibras. Ela recomenda que, como entrada, prefira as saladas e como prato principal, o ideal é optar por carnes brancas, assadas ou grelhadas, retirando a pele e gordura. "Outra dica é substituir o arroz branco pelo integral ou por grãos como lentilha e grão de bico. E sabe aquelas frutas frescas que ficam decorando a mesa? Prefira elas como sobremesa", indica Nayana.

Alice Martins, apaixonada por academia, contou que para não perder a forma que ela conquistou com esforço na academia e renunciando alguns alimentos  preferindo os mais puros  possíveis e menos industrializados vai colocar em prática as dicas  da Dra Nayana Brandão.

"No dia a dia procuro fazer trocas e escolhas inteligentes, e nesse fim de ano pretendo me alimentar com alimentos saudáveis e que possam me garantir maior saciedade como os carboidratos de baixo índice glicêmico como, por exemplo, a batata doce e a aveia tudo para garantir que quando estiver nas comemorações de Natal e ano novo eu possa sentir menos vontade de comer todos os pratos servidos nessa época de comemorações."

E caso aconteça de você pisar na bola, nem tudo está perdido. No dia seguinte tem que tentar eliminar as toxinas ingeridas na ceia: "dê tudo o que sobrou para seus convidados levarem para casa. Depois disso, beba muita água e suco com adoçante para ajudar o organismo a eliminar as toxinas. Sirva-se de uma alimentação rica em frutas, verduras, carnes brancas grelhadas e pouco carboidrato. Ah! Dê um descanso para seu fígado e evite bebidas alcoólicas. Tente fazer uma atividade física como a caminhada, e tome chá branco ou verde" ressalta a profissional.