Reportagem da revista Veja divulgada ontem (25) mostra as 20 cidades com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de cada região do Brasil. No Norte, o Tocantins levou a melhor com oito cidades na lista.

O IDHM considera indicadores de expectativa de vida, renda e educação. O índice vai de 0 a 1: quanto mais próximo de 0, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de 1, melhor.

Com um IDHM de 0,788, Palmas foi considerada a melhor cidade da região Norte do país quando se avalia longevidade da população (74,61 anos), renda (R$ 1.087 per capita ao mês) e os indicadores de educação.

A reportagem cita que o setor de serviços é o principal da economia da capital do Tocantins, que ainda reserva inúmeras surpresas para os seus visitantes: praias de rio e cachoeiras.

Em segundo lugar aparece Paraíso do Tocantins (0,764); em terceiro Gurupi (0,759); em quarto a capital Boa Vista (RR) com 0,753 e em quinto lugar Araguaína (TO) com 0,752 de IDHM. O ranking das 20 cidades com os melhores índices de desenvolvimento na região Norte aponta ainda mais 4 cidades tocantinenses, são elas: Guaraí, Porto Nacional, Pedro Afonso e Alvorada.

20-melhores-cidades-da-regiao-norte-do-brasil-b