Gilmário apoia o celular em alguma superfície e começa falar de sua vida.

"Levar uma mensagem de superação". Esse é o pensamento que levou o estudante Gilmário Junior Braga, de 17 anos, a criar canal no Youtube. Apesar da pouca idade, ele tem uma longa experiência quando o assunto é superar desafios.

O araguainense do setor Oeste passou por problemas durante o parto que quase tirou a vida dele e da mãe, afetou parte do cérebro provocando uma paralisia. Hoje, ele consegue andar e a história de vida dele é a base para dar palestras motivacionais e criar conteúdo para seu canal.

Gilmário abriu as portas da casa dele ao AN para contar um pouco de sua história e de como nasceu a ideia de fazer um canal. Desde o nascimento ele convive com dificuldade de coordenação motora, mas nunca abriu mão de buscar independência e fazer tarefas simples para maioria de nós, como andar, comer e banhar.

Recentemente ele foi convidado por um professor de educação física a dar palestra no Colégio Silvandira. ?Eu dei minha palestra e os alunos me receberam muito bem. Eles até vieram conversar comigo depois. Alguns deles até se emocionaram. Então minha mãe me perguntou: meu filho, por que você não faz um canal no Youtube para contar toda a sua história? Aí eu fiz. Relembrou.

Para o estudante, a motivação vem da vontade de ajudar as pessoas. ? Nas minhas palestras conto minha história desde o começo. Eu sinto que as pessoas gostam. Algumas se emocionam. O que motiva é ajudar. Quero passar algo desde o meu nascimento até os dias de hoje para as pessoas.

Com boa memória, Gilmário consegue relatar os desafios de cada momento de sua vida. Contou que diagnosticado ainda bebê no Hospital Sarah kubitschek em Brasília de que sofria de uma lesão no cérebro que afetou sua coordenação motora. Até os oito anos fez acompanhamento na unidade a cada seis meses e depois passou a ser ano a ano.

Ele comemora não ter tido necessidade de tomar nenhuma medicação e até os oito anos fazia apenas treinamentos para conseguir andar de andador, tentar trocar de roupa e comer. A equipe do Hospital Sarah "disse que minha parte psicológica não foi afetada em nada, nada, nada".

Gilmário lembrou que aos 8 anos, uma amiga de sua avó chegou a profetizar que ele nunca andaria. Mesmo sendo criança, as palavras de tom negativo o magoou. "Eu lembro que ela chegou aqui e disse que Deus tinha revelado pra ela que eu não ia andar, não ia melhorar de vida, sempre ia ficar engatinhando, minha fala não ia melhorar. Eu senti naquele momento muito triste. Esses dias minha vó contou isso novamente. Fiquei triste e hoje sei que Deus me ajudou a andar e estou melhorando com a força dele".

Mesmo com as dificuldades motoras, começou a frequentar a escola aos 4 anos. Com apoio da família passou por vários tipos de fisioterapia e práticas esportivas para melhorar o equilíbrio, mas não conseguia andar e dependia dos outros para fazer quase tudo.

A virada

A vida dele começou a mudar aos 13 anos quando passou a comer e tomar banho sozinho.

? Com 14 anos eu comecei a andar sozinho. Como que consegui andar sozinho? Eu tava em casa no dia 17/02/2014, sozinho. Eu levantei da minha cama engatinhando e fui até o sofá e deitei. E me deu aquela vontade de andar, de fazer alguma coisa. Eu levantei e andei até aqui [área da casa] caí, mas não desisti. Eu levantei porque sabia que Deus estava segurando minha mão. E fui até o portão andando sozinho. Dei umas 10 voltas. Liguei pra minha mãe, pra minha vó, pro meu avô e então eles vieram e me encontraram andando. De lá pra cá foi só alegria. Comemora.

O avô de Gilmário, senhor Anésio Pereira Braga, aprova a iniciativa do neto de dar palestra e se abrir para o mundo por meio do Youtube. ? É bom assim, na situação dele tem outras pessoas. Então além de incentivar outras pessoas que as vezes está desanimado, mostrar que há possibilidade de evoluir. Mostrar que ele está superando. Ao invés de ficar reclamando, reage, né? Incentiva as crianças e até adulto. "Oh, rapazinho aí alegre, se comunica e está superando, disse orgulhoso do neto.

Hoje aos 17 anos, Gilmário faz academia na companhia de seu professor Beto Matos, que o incentivou a dar palestras. ?Ele veio aqui e disse que se eu fizesse academia ia melhorar de vida e meu desenvolvimento. Já faz um ano que estou na academia. E realmente melhorou muito meu desenvolvimento. Então meu professor Beto foi um grande parceiro.

Em seu canal, ele pretende compartilhar mais experiências de sua vida, ajudar as pessoas e mostrar que elas podem acreditar em si mesmas para superar suas limitações. "Eu pretendo continuar dando palestra, porque eu me sinto bem falando as cosias que passei. Estou correndo atrás e com fé em Deus vou levar essa mensagem as pessoas".

Confira abaixo alguns vídeos do Gilmário e se inscreva no canal.