Ronaldo Dimas recebeu a faixa das mãos do vereador Terciliano Gomes, que conduziu a cerimônia.

Tomou posse na tarde deste domingo (1º) o prefeito reeleito de Araguaína, Ronaldo Dimas, e seu vice, Fraudneis Fiomare. A cerimônia ocorreu no Glamour do Lago, depois da posse dos 17 vereadores.

O vereador Terciliano Gomes conduziu a solenidade de posse dos vereadores, por ter sido o mais votado no pleito de 2016. Ele também foi quem transferiu a faixa ao prefeito Ronaldo Dimas.

Em seu discurso de posse, Dimas destacou os avanços de seu primeiro mandato nas áreas da saúde, educação e infraestrutura. Afirmou que o número de médicos saiu de 14 para 44 e que o número de alunos matriculados na rede municipal passou de 12 mil para mais de 20 mil crianças. Além de recuperar quase 300 km de pavimentação.

Segurança

Como primeiro ato de governo do seu segundo mandato, anunciou o projeto de lei que transforma a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT) em Agência de Segurança Transportes e Trânsito.  Ele admitiu que Araguaína vive um momento crítico na segurança e não pode ficar apenas esperando ações da União e do Estado.

 "Eu já tinha dito que iríamos criar a guarda municipal. Vai demorar um pouco, mas estou convocando extraordinariamente a Câmara para analisar esse ponto" afirmou. Ele explicou que há possibilidade de a prefeitura chamar militares da reserva para atuar na segurança, até que os futuros guardas municipais tomem posse.

Dimas assegurou que se tudo ocorrer bem ? concurso público, treinamento de guardas, aquisição de equipamento ? a implantação deverá ocorrer dentro de um ano. Ele prometeu que o projeto de vídeo-monitoramento também vai ficar pronto ainda esse ano com duas centrais. Uma funcionará na Agência de Segurança de Transportes e Trânsito e outra na seda da Polícia Militar.

Trânsito

Outro ato do primeiro dia de mandato foi a determinação para as Secretarias da Infraestrutura e Planejamento e Meio Ambiente fazer estudo de marcação para dar continuidade a Marginal Neblina. O trecho compreende o cruzamento da Neblina com a Cônego João Lima até o Parque Cimba.

"Um gargalo monstruoso que nós temos que resolver. Esse trecho que pega a Neblina e Córrego Canindé, as construções acabaram sendo feitas quase que em cima dos córregos. E nós vamos enfrentar e vamos fazer com que a cidade seja preparada para o desenvolvimento. Vamos notificar todos eles" adiantou.

Atualização do IPTU

Ronaldo disse entender o momento de crise que o país passa, e encaminhou à Câmara um projeto que permite manter neste ano o desconto de até 30% no IPTU.

Metas do 2º Mandato

No discurso, o gestor também destacou algumas de suas metas para sua gestão. Ele garantiu que vai iniciar ainda este ano a construção do Hospital Municipal e que pretende inaugurá-lo ainda em seu mandato. Disse que os programas habitacionais vão continuar, já possui 5 milhões de reais em recursos empenhados para nova a Feirinha e que a cidade ganhará novos espaços de lazer, como a construção do Centro de Convenções e o Parque São Miguel.

O Aeroporto também passará por ampliação para receber aeronaves de grande porte e voos noturnos, além de conclusão da reforma da Rodoviária.