Na tarde desta segunda-feira, 02, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Gurupi, entregou ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), um filhote de tamanduá-bandeira. O animal foi encontrado no último sábado às margens da BR-153, a cerca de 10 quilômetros daquele município.

Segundo a veterinária e supervisora da fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, uma motorista, ao avistar o animal próximo a rodovia, telefonou para um primo que é biólogo do Ibama em Goiás, que lhe repassou informações de como proceder, já que o filhote foi encontrado desidratado, com fome e com frio.

"Foi quando o biólogo explicou à senhora, que oferecesse alimento adequado ao animal e o mantivesse aquecido", relatou. "Quando a senhora, que é moradora de Goiânia, ligou para esse parente, o biólogo prontamente lhe repassou as informações, orientando sobre os primeiros cuidados com o tamanduá-bandeira, que é um animal ameaçado de extinção", afirmou.

A veterinária acionou o órgão ambiental, no sentido de proceder o resgate do animal e para que o encaminhasse à sede do Naturatins, em Palmas. Grasiela Pacheco salientou que não sabe exatamente o que ocorreu, mas que há informações de que a dois quilômetros do local, foi visto um tamanduá-bandeira adulto atropelado, e que possivelmente esse animal poderá ser a mãe do filhote.

Ao ser resgatado o animal passou pelos primeiros cuidados, quando foi constatado que não havia nenhum ferimento.

Outros animais

Além do filhote de tamanduá-bandeira encontrado às margens da BR-153, também foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Araguaína, outro tamanduá-bandeira, desta vez encontrado na região de Pedro Afonso.

Juntamente com estes animais, foram direcionados ao Cetas dois jabutis fêmeas adultos, que haviam sido entregues de forma voluntária ao Naturatins.

Linha Verde

O Naturatins orienta a população a não capturar ou socorrer animais silvestres. É importante antes, solicitar a orientação por meio da Linha Verde 0800 63 11 55, a ligação é gratuita. Também se pode solicitar orientação a uma unidade da Guarda Metropolitana, ao BPMA ou às equipes dos Escritórios Regionais do Naturatins.