Em Miracema do Tocantins, a ex-prefeita deletou todos os arquivos dos computadores da Secretaria de Finanças. O caso foi repercutido em reportagem do Bom Dia Brasil desta quarta-feira (4). O novo prefeito assumiu no meio de um apagão administrativo e pegou a prefeitura endividada.

O prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés da Silva (PMDB), queria saber se havia dinheiro em caixa, mas não encontrou nenhum arquivo nos seis computadores do setor de finanças. "Não sei quem foi que formatou, nem sei porque fizeram isso. Eu suspeito que era pra eu não ter acesso a nenhum dado" afirmou.

A reportagem do Bom Dia Brasil encontrou 11 ônibus e 8 máquinas no pátio da prefeitura quebrados. As aulas no muncípio de Miracema estão previstas para iniciarem no final de janeiro, mas devido ao caos financeiro a prefeitura estuda adiar o início das aulas em até um mês.

No mês de outubro, a ex-prefeita Magna Borba demitiu 30% dos servidores depois de não se reeleger. O fim do ano letivo foi antecipado em um mês e meio, e uma liminar da Justiça mandou retomar as atividades, que foi cumprida parcialmente.

Miracema também convive com a falta de coleta de lixo há pelo menos dois meses. Os próprios moradores têm contratado carroceiros para descartar o lixo em estradas. A nova administração inicia o ano com uma dívida com mais de 20 milhões de reais.

A nova gestão disse que contratou, emergencialmente, uma empresa para fazer a coleta do lixo e já pediu aos bancos os extratos das contas correntes da prefeitura que só vai funcionar daqui a 11 dias.

A ex-prefeita Magda Borba, do PSD, disse que as dívidas foram acumuladas de administrações anteriores. E botou a culpa na crise econômica.