Em entrevista ao AN, o prefeito Ronaldo Dimas (PR) fez um balanço do primeiro mandado e falou sobre as prioridades para esta nova gestão.  Disse que ficou satisfeito com o desempenho nos quatro anos do primeiro mandato e ressaltou que a meta é manter o processo de transformação de Araguaína.  Também fez cobranças ao Governador Marcelo Miranda (PMDB) e teceu críticas a três deputados araguainenses que "remam pra trás."

Temas

O gestor citou a climatização das escolas e a implantação do 0800 da saúde como feitos do primeiro mandato. Além da construção do Parque Cimba,  reforma da Praça das Nações e recapeamento asfáltico nas ruas da cidade. Ronaldo Dimas frisou ainda que vai abrir a Clínica da Mulher no local da UPA da Vila Norte.  Também construir a sede do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e o centro de Convenções. Além de dois Parques Urbanos e a Via Norte-Sul, que ligará a Av. Filadélfia ao Costa Esmeralda.

Avaliação do primeiro mandato

Ao fazer balanço do primeiro mandato, Dimas afirmou que ficou satisfeito com o trabalho, mas admitiu que poderia ter feito mais e justificou. "Acho que a gente conseguiu nesses quatro anos fazer mudanças muito grandes, que contribuíram para (...) que [a cidade] saísse daquela da situação de problema e ser referência em diversos pontos de administração pública. (...) Estou satisfeito, mas poderia, não havendo essas turbulências que ocorrem principalmente no Governo Federal, provavelmente, a gente teria feito mais ainda".

"Não existe ação isolada.  Foram feitos centenas de quilômetros de pavimentação nova, centenas [recuperação e recapeamento] com asfalto de qualidade. Uma marca da gestão.  Mas também ao mesmo tempo, na área de lazer outra marca é o Parque Cimba, Nova Praça das Nações, que são áreas distintas. (...) Tem já iniciada a Via Lago, que já se tornou e será uma marca da nova gestão."

Corte de gastos

Em relação às mudanças entre primeiro e segundo mandato, Dimas enfatizou que é preciso se adaptar com a crise, fazer cortes de gastos e continuar trabalhando. "Estou preparando o município para este ano [2017] difícil.  Então, a estrutura administrativa vai continuar a mesma. Porém, mais enxuta um pouco ainda. (...) Para este primeiro ano, mais pé no chão ainda para que a gente não tenha uma descontinuidade em relação aos serviços em andamento."

Falta de repasse do Estado

Durante a entrevista, Ronaldo Dimas citou o atraso de repasse  do Estado para o munícipio de Araguaína, na ordem de R$ 15 milhões.

"Tudo tem limite. Nós estamos com dois anos de atrasos nos mais diversos convênios de saúde.  Até quando vai permanecer? Não dá para tolerar isso. O município não suporta.  Convênios feitos com o governo federal para obras em Araguaína andam a ritmo de tartaruga. (...)  Porque o Governo do Estado não libera a contrapartida. Então o Governo, no meu ponto de vista, não tem priorizado Araguaína" alfinetou.

Deputados que travam as coisas em Araguaína

Ronaldo Dimas também alfinetou três deputados araguainenses que ?remam pra trás": Valderez, Jorge Frederico e Olyntho Neto.  Ele pontuou que somente um, Elenil, que "grita" por Araguaína.

Nós temos quatro deputados. Esses quatro deputados têm que trabalhar em conjunto, mostrando a força política em prol da nossa população. A cobrança, diria, tem que ser muito mais em cima dos nossos deputados, do que propriamente relacionada a situação do governo do estado. O governo do estado acaba ficando muito tranquilo. Quatro deputados, só um que grita, que é o deputado Elenil. (...) Enquanto um rema pra frente, tem três remando para trás, travando as coisas no munícipio. Isso não pode acontecer.  Eles foram eleitos para ajudar o munícipio e tem que agir como tal. .

Expectativa do Novo Governo

Ronaldo destacou que apesar de esperar turbulência no primeiro ano do segundo mandato, acredita que será melhor.

"Apesar dessa situação do primeiro ano, minha expectativa [do segundo mandato] é de um mandado bem melhor até que esse [primeiro]. É isso que tenho como meta para frente. Nós temos muitas obras já conveniadas para ser licitadas. Eu, de fato, pretendo continuar esse processo de transformação que a cidade está vivenciando. Consolidar Araguaína como uma cidade com a melhor qualidade de vida da nossa região. É esse o nosso objetivo. Consolidar nossa cidade como um polo de desenvolvimento regional." finalizou.