O artista plástico Pierre de Freitas, de 49 anos, faleceu num acidente na Serra do Carmo na manhã deste domingo, 15. Ele estava acompanhando uma turista canadense, quando caiu num penhasco, numa altura de 70 metros, um morro antes do Cristo.

Ao tentar tirar uma foto na beira de um penhasco, a pedra cedeu e ele acabou caindo. Pierre morreu ainda no local.

Bombeiros precisaram usar o helicóptero da Secretaria da Segurança Pública para resgatar o corpo, numa operação que durou das 9 às 14 horas, devido às dificuldades de acesso ao local.

Amigos do artista afirmaram que o velório que deveria começar por volta das 21 horas, no Sindicato dos Médicos, em Palmas, ficou para a meia-noite. O sepultamento ocorrerá na manhã desta segunda-feira, 16, às 10 horas, no Cemitério Jardim das Acácias.

Pierre deixa a esposa, a médica Thessa Freitas, e três filhos.

Perfil

artistapNatural de Brasília, 49 anos, bacharel no curso de Artes Visuais, com habilitação em pintura pela Universidade Federal de Goiás, Pierre de Freitas participou de cursos de aperfeiçoamento de Conservação do Patrimônio Histórico, no Museu Antropológico (UFG), em 1996. Fez complementação acadêmica no Instituto Departamental de Bellas Artes de Cali (Colômbia), com ênfase em pintura e escultura, ministrado pelos professores Elias Heim (escultura) e José Horacio Martínez (pintura). Ainda na Colômbia participou de intervenção urbana, com o maestro Carlos Blanco. Memorias, identidad y políticas culturales, vídeo arte, com o maestro Raimon Chaves e La plástica en el Arte Contemporâneo com o maestro Elias Heim.

Pierre foi presidente da Fundação Cultural de Palmas no governo Raul Filho. Era artista, professor e tatuador, um dos principais nomes das artes plásticas do Estado. Ele recebeu o título de Cidadão Palmense por seu trabalho pela cultura da Capital.