O ano de 2017 começa com uma ótima notícia para os moradores do Setor Santo Amaro e das Quadras 604 Norte e 504 Norte. As obras de expansão da rede de coleta de esgoto na região foram finalizadas e os cerca de 3,5 mil moradores que vivem nos bairros poderão realizar suas ligações residenciais e dar adeus às fossas e aos problemas de saúde relacionados à falta de esgotamento sanitário adequado, como a proliferação de insetos a partir da água servida direcionada às rua.

Um dos moradores beneficiados com o serviço é Danilo Bueno de Carvalho, morador da Quadra 604 Norte, e que vê na chegada da rede de esgoto mais prevenção contra problemas de saúde. "Sou do interior de Goiás e em minha antiga cidade o sistema de esgoto foi implantado após um sério problema de saúde". Para ele, "existe a questão do custo do serviço, mas se pensar no benefício e nas gerações futuras, que vão ser mais beneficiadas, vale a pena".

As obras fazem parte do plano de investimento do Sistema de Esgotamento Sanitário de Palmas que tem avançado nos últimos anos e possui atualmente índice de atendimento de 84%, permitindo a universalização dos serviços no ano de 2016. Em Palmas, como nas outras cidades operadas pela Odebrecht Ambiental | Saneatins no Tocantins, 100% do esgoto coletado é tratado. A cidade conta com seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) que realizam os processos necessários para que o esgoto seja enviado à natureza sem apresentar riscos à saúde ou ao meio ambiente.

De acordo com Rodrigo Lacerda, gerente regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins em Palmas, com o fim da implantação da rede, o trabalho agora é para comunicar a população das datas para realização da ligação à rede e informar sobre os cuidados com a rede de esgoto, além de avisar sobre a realização das obras para caixa de ligação residencial à rede, feita pela concessionária, no valor de R$ 244,65 e dividida em até 12 vezes na fatura pelos serviços de água e esgoto. "Nossas equipes irão até cada morador para fazer essas comunicações. É muito importante que o morador só faça a ligação à caixa após a devida autorização, que será dada justamente nestas visitas", explica.