Prestes a deixar o comando do 2º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, a Tenente Coronel Patrícia Murussi Leite concedeu entrevista ao Araguaína Notícias na manhã desta terça-feira (17). Ela comentou as ações à frente da tropa do maior batalhão operacional da PM do estado, responsável por 14 municípios. E declarou que "o comandante é apenas um gestor, mas o mérito é de TODOS".

A comandante deixa Araguaína em meio a um aumento no número de mortos. Conforme dados da própria PM, o ano de 2016 fechou com 97 mortes em decorrência de homicídios, latrocínios e perseguição policial. Já no ano de 2015, foram registradas 71 mortes em decorrência de crimes na cidade. Ao longo dos dois anos, 11 morreram em perseguição policial.

No entanto a comandante ressalta que "92% [das vítimas] eram envolvidos com o crime... Lamento pelas mães que sofrem e por essa sociedade estar doente, porém são escolhas que eles fizeram de vida" declarou. Do total de 168 vítimas nos últimos dois anos, sete delas em 2016 e seis em 2015 não tinham envolvimento com o crime, segundo a PM. Isto é, apenas 13 são consideradas  "pessoas de bem".

Ações da PM

Apesar das mortes, a comandante destacou as ações da PM para conter a criminalidade na cidade. Dados da corporação apontam que por dois anos consecutivos as prisões/apreensões aumentaram em 20,5%, apreensões de arma de fogo cresceram 114,7%, bem como o aumento de 105% na recuperação de veículos, objetos furtados ou roubados, se comparado com o mesmo período anterior. Para Patrícia, os resultados "só comprovam o compromisso de cada militar do 2°BPM para com a sociedade araguainense".

Ela ressaltou ainda melhoria na infraestrutura da unidade por meio de parceria com o poder público e da própria sociedade. "A parte estrutural que estava interditada, passou por intensas reformas, através de parcerias do Estado, judiciário, comerciantes, sociedade e militares, tendo hoje, o batalhão, outra aparência, inclusive mais seguro" frisou. Além disso,  está em andamento a construção de um canil em Araguaína, com sete vagas para os animais.

Pedido a sociedade

Patrícia pediu a sociedade confiança na PM, composta por homens e mulheres de "valor incalculável". "Solicito à sociedade de Araguaína e região que confie em sua PM, do qual nos orgulhamos em pertencer. Os GUERREIROS do Batalhão Araguaia confiam e não desistirão de vocês, pois são homens e mulheres de valor incalculável com o qual tive o prazer de trabalhar.  O comandante é apenas um gestor, mas o mérito é de TODOS. Somos o TODO e não Um, e não desistimos!" finalizou.