Após 11 anos do castigo da doença do globo ocular, a pequena cidade de Araguatins, extremo norte do Tocantins, enfrenta um surto de malária. Na época, ao menos 460 pessoas infectadas pela misteriosa doença e, desta vez, nove casos de malárias foram confirmados nos 16 primeiros dias de 2017.

De acordo com a Sesau, dos nove casos de malária, sete foram contraídos no Tocantins. Já os outros dois casos foram infectadas no Estado do Pará. Durante todo o ano de 2016, foram registrados 22 casos confirmados no Tocantins.

Deste total, apenas quatro casos foram contraídos no Tocantins, especificamente nos municípios de Xambioá, Sandolândia, Araguatins e Marianópolis. Já os 18 casos têm como origem da infecção os estados do Pará, Mato Grosso e Maranhão. Ou até mesmo países como a Angola e Guiana Francesa.

Sintomas e tratamento

Os sintomas mais comuns da malária são febre alta, dores de cabeça, dores nos músculos e calafrios. Todos os casos suspeitos de malária devem passar por exames de diagnóstico rápido disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde, que são o teste rápido ou o teste da gota espessa. O tratamento da malária é oferecido na rede pública de saúde, administrado de acordo com o quadro de cada paciente.

Precauções

A população também pode tomar algumas precauções, como revenir o contato com o mosquito e evitar locais que são habitats naturais do mosquito em determinados horários do dia.