O ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Teori Zavaski morreu nesta quinta-feira (19/1) em um acidente aéreo. A informação foi confirmada pelo filho do ministro pelas redes sociais.

O avião de pequeno porte em que viajava de São Paulo para Angra dos Reis caiu no mar, próxima à cidade de Paraty, cidade do litoral do Rio de Janeiro. Havia outras quatro pessoas a bordo, incluindo o piloto.

O magistrado tinha 68 anos e era relator da Lava-Jato no STF. Ele estava em um bimotor, modelo King Air. A aeronave saiu do Campo de Marte, em São Paulo, por volta das 13h, e, antes de chegar ao destino, caiu no mar, próximo a Ilha Rasa. Ainda não há informações sobre o que teria causado o acidente.

Antes da confirmação, a assessoria do STF e, depois, familiares, confirmaram que o magistrado estava no avião. A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, estava em Belo Horizonte quando foi informada sobre o acidente e retornou imediatamente para Brasília.

Resgate

Por ter caído em alto-mar, o trabalho de resgate enfrentou dificuldades. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi enviada ao local. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também foi acionado.

Doutor em direito processual civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Zavascki é membro do Supremo desde 29 de novembro de 2012, por indicação da então presidente da República, Dilma Rousseff.

Antes de chegar à Suprema Corte, Teori foi ministro do Superior Tribunal de Justiça, entre 2003 e 2012. Também presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (RS, SC e PR) e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Além disso, o ministro deu aula em diversas instituições, entre elas, a Universidade de Brasília (UnB) e trabalhou como advogado, inclusive do Banco Central do Brasil.

resgate