As famílias residentes dos setores Vila Norte, Vila Piauí e Vila Cearense agora podem emitir o sonhado registro definitivo de duas propriedades. O governador Marcelo Miranda assinou na manhã desta terça-feira, 31, um decreto que regulariza estes três bairros de Araguaína.

Os terrenos eram do Estado e foram doados as famílias que há décadas vivem nesses bairros. A luta pela regularização dessas áreas iniciou ainda em 2001, quando a deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP) era prefeita do município.

Em vídeo publicado nas redes sociais, a deputada Valderez comemorou a regularização que vai beneficiar mais de 600 famílias. "Desde 2001, quando iniciei meu primeiro mandato, eu lutei para regularizar aqueles bairros. A partir de agora cada imóvel pode ser regularizado, porque os bairros foram regularizados" declarou.

Segundo o ex-secretário de obras na primeira gestão de Valderez, Dr. Nori, o município vinha crescendo desordenadamente e assim que assumiu a gestão, Valderez iniciou um trabalho de regularização.  Ao AN ele explicou que na época, era comum donos de terrenos dividir suas propriedades em lotes e depois os vendia.

"Vendia os lotes, sem infraestrutura e sem nada, e a cidade foi crescendo de uma forma desordenada. Foram dando nomes?Vila Goiás, Vila Cearense? e quando se percebeu, a cidade tinha crescido mais novos bairros sem regularizar na prefeitura" explicou Nori.

O presidente da Vila Cearense, Raimundo Lopes de Araújo, disse ao AN que a regularização não traz apenas segurança jurídica. "O pessoal só tinha Cessão de Direito dada da época do Siqueira Campos. Agora regularizado nós podemos fazer financiamento, construir uma casa melhor" comemorou. Segundo o presidente do bairro, será feita uma reunião no domingo (5) para informar a comunidade.