Ex-funcionários do ISIS e da Fundação Restaurar, terceirizados pela Prefeitura de Araguaína, afirmam que estão sem receber rescisão, parte do 13º e proporcional das férias.  Um deles relatou ao AN o drama vivido pelo descaso, o desiquilíbrio financeiro e o temor do calote.

Eles prestaram serviços a secretarias da prefeitura de Araguaína, entre 2014 e 2016, durante primeira gestão de Ronaldo Dimas. Trabalharam em áreas como   Educação, Infraestrutura e Saúde.

De início, foram contratados pelo Instituto ISIS, mas não receberam a multa rescisória pela demissão em 2014. Além das férias referente ao ano de 2014 e 2015. Também ficaram sem o proporcional do 13º salário referente ao primeiro semestre de 2015.  Posteriormente, no mês de agosto de 2015, foram recontratados pela Restaurar e agora enfrentam o mesmo problema.

Um ex-funcionário denunciou o caso ao AN, mas preferiu não ser identificado por temer represálias.  Contou que até agora não recebeu o salário de dezembro do ano passado, o proporcional das férias e o 13º salário. E diz que o Isis e a Restaurar "estão empurrando com a barriga".

Emocionado, o ex-funcionário da Restaurar relatou o drama vivido nos últimos tempos sem salário. "[Me sinto] muito prejudicado. Porque a gente tem parente doente, deu derrame. (...) A gente tem o dinheiro e não pode usar. É difícil. Me sinto prejudicado, desmotivado. Tudo foi de água abaixo, as prestações da gente. O nome no SPC tendo o dinheiro para receber. É falta de respeito com o trabalhador" desabafou.

Outra ex-funcionária contou que a Restaurar afirmou que pagará apenas 15 dias trabalhados em dezembro. "Pediram para ir na empresa assinar um distrato com o valor de tudo e agora só vai pagar os 15 dias do mês de dezembro. Falta rescisão, décimo terceiro e pagamento de dezembro".

O que diz a Fundação Restaurar

Em nota ao Araguaína Notícias, a Fundação Restaurar informou que "já efetuou o pagamento dos dias trabalhados do mês de dezembro." E a previsão é de que o pagamento do 13º salário e férias proporcional seja efetuado assim que a Prefeitura liberar o pagamento.

Resposta da Prefeitura

Já a Prefeitura de Araguaína informou que continua o impasse quanto ao bloqueio judicial nas contas bancárias da empresa Restaurar. "Com o bloqueio, a Prefeitura está com dificuldades de pagar os dias trabalhados de dezembro, no entanto deverá conseguir fazer. Já os valores referentes aos direitos dos colaboradores da Restaurar, só poderão ser pagos após o desbloqueio" diz a nota.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/19500/impasse-judicial-com-fundacao-restaurar-impede-pagamento-funcionarios-em-araguaina/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/19505/restaurar-diz-que-forca-tarefa-esta-empenhada-em-resolver-impasse-juridico-e-pagar-13o-dos-funcionarios-em-araguaina/