Mais cinco municípios vão aderir ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Centro-Norte. Essa foi uma das definições firmadas após a reunião de trabalho realizada na tarde desta quarta-feira, 1º de fevereiro, com as cidades que já participam do consórcio. De acordo com o secretário municipal da Administração de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, a participação dos municípios é importante para o desenvolvimento da região.

"Nós temos aqui uma série de afinidades econômicas, culturais, sociais, de produção, e muitas vezes a gente trabalha de forma não sintonizada com o nosso vizinho; e a partir do momento em que trabalharmos em conjunto, iremos fortalecer as nossas reivindicações", destacou.

Atualmente já participam nove cidades, com esta adesão o número sobe para 14.Os novos municípios são Campos Lindos, Filadélfia, Palmeirante, Ananás e Tupiratins. A expectativa é que em breve ainda participem Araguanã e Xambioá.

Segundo o secretário Quinta Neto, os representantes dos municípios participantes já levaram consigo os modelos de decretos e demais documentos que precisam ser providenciados para que possam ser avaliados pelas respectivas Câmaras Municipais.

"Na primeira reunião realizada no dia 30 de janeiro foi feita uma sensibilização. Nela, Ronaldo Dimas convidou os prefeitos que participam do consórcio e de alguns municípios circunvizinhos para unirem forças e buscar a viabilidade de tantos projetos importantes para a região, sendo o consórcio um instrumento, uma ferramenta em busca de recursos e de desburocratização dos serviços públicos para determinada região", comentou.

Quinta Neto disse que os prefeitos tiveram uma boa receptividade em relação ao consórcio e as ações que poderão ser desenvolvidas em conjunto com os municípios. "A receptividade dos prefeitos foi muito boa, tanto é que estamos aqui com as equipes técnicas das prefeituras, executando todas as providências necessárias para gente avançar na execução do consórcio", pontuou o secretário.

Novas ações

Foi apresentada durante a reunião a criação do Diário Oficial da Região Centro Norte do Tocantins, onde os municípios que participam do consórcio vão poder regulamentar o procedimento de envio de matérias, digitalização de arquivos, documentos e processos administrativos para publicação.

Também foram expostos os procedimentos para cadastro de projetos/convênios e captação de recursos junto ao Governo Federal.

Mais municípios

Em relação à adesão de mais cidades, o secretário esclareceu que para aqueles que quiserem aderir ao consórcio, é necessária a aprovação desse ingresso nas Câmaras de Vereadores dos seus municípios. A próxima reunião deve ser marcada para os próximos 30 dias.

Consórcio

Iniciado no final de 2013, através da assinatura do Protocolo de Intenções, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Centro-Norte propõe a melhoria da capacidade técnica, gerencial e financeira, através de políticas e ações conjuntas, visando a solução de problemas comuns aos municípios participantes. Os municípios de Araguaína, Aragominas, Babaçulândia, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia e Wanderlândia já fazem parte do consórcio.