A Polícia Rodoviária Federal do Tocantins (PRF/TO) divulgou nesta segunda-feira (13) o balanço de acidentes nas rodovias federais que cortam o estado. De acordo com os dados, 2016 fechou com 831 acidentes e quase 30% dos casos mais graves ocorreram em Araguaína.

Embora o número de acidentes tenha reduzido 4,5% em comparação com 2015 (864 acidentes), a quantidade de acidentes graves aumentou. Passou de 245 acidentes graves em 2015 para 253 ocorrências em 2016. Isso inclui aumento de vítimas fatais e feridos.

Segundo a PRF, a colisão frontal provocada principalmente por ultrapassagem indevida ainda é a principal causa de acidente com vítimas fatais.  Esse tipo de acidente "pode ser evitado por uma direção mais consciente adotada pelos condutores ? a pressa é inimiga da segurança no trânsito" alerta a PRF.

A região atendida pela Unidade Operacional da PRF em Araguaína/TO apresentou o maior número de acidentes graves (com vítimas fatais e feridos graves) do Tocantins. Dos 253 acidentes graves, quase 30% deles ocorreram na cidade.

Para a PRF, a longa extensão da BR-153 que corta a cidade de Araguaína, somada a imprudência e imperícia de alguns condutores acabam elevando o número de acidentes graves, gerando um grave custo social. Em segundo lugar no ranking dos acidentes graves aparece Gurupi, seguido por Guaraí, Paraíso e Palmeiras do Tocantins.

A PRF informou que intensificou a atuação no Tocantins, no entanto, para alcançar redução de mortes deve haver mais conscientização dos motoristas.  "Percebe-se com base nos dados levantados que o motivo principal ainda apresenta-se na colaboração dos condutores. Toda vez que os motoristas adotam posturas mais defensivas e dirigem de forma mais prudente, a tendência é que se reduza o número de acidentes e, consequentemente, o número de vítimas" enfatiza o relatório.