A Subseção Judiciária de Araguaína (TO) conta com os sete primeiros conciliadores federais que irão atuar na jurisdição do município. A entrega dos certificados de conclusão do I Curso de Capacitação de Conciliadores da Justiça Federal no Tocantins aconteceu nesta quarta-feira (15), na sede do órgão, no município. A solenidade foi conduzida pela juíza federal Roseli Ribeiro.

O curso teve carga horária de 100h, sendo 40h de módulo teórico, realizado no período de 2 a 6 de maio de 2016, e entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro foram realizadas as 60h do módulo prático, orientado pela supervisora de estágio e diretora do Centro Judiciário de Conciliação da Seção Judiciária (Cejuc/TO), Daty Manuela, e pela servidora Ana Lúcia Batista dos Santos.

A partir de agora, as audiências de conciliação da Justiça Federal em Araguaína serão mediadas pelos sete novos conciliadores voluntários. A necessidade de profissionais com formação específica na área, surgiu com a vigência do novo Código de Processo Civil (CPC), em março do ano passado, que prevê as audiências de conciliação como fase obrigatória da tramitação processual.

O I Curso de Capacitação de Conciliadores da Justiça Federal no Tocantins foi realizado pelo Cejuc/TO, por meio da parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os Tribunais Regionais Federais da Primeira e Quarta Regiões.