Com voto favorável da deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP), foi aprovado na noite desta quarta-feira, 22, o Projeto de Lei do Governo (PLG) nº 02, que autoriza o Poder Executivo a doar um terreno para a Fundação Pio XII, responsável pela construção do Hospital do Câncer de Barretos em Palmas. A matéria foi analisada na Sessão Ordinária da tarde, e aprovada por unanimidade pelos parlamentares no Plenário da Assembleia Legislativa.

"É uma grande conquista para o Tocantins, mas especialmente para as pessoas que realizam tratamento fora daqui, que agora não precisarão se deslocar para tão longe. Nosso Estado virará um polo de referência para a Oncologia da região norte e nordeste. Estou muito feliz por ter contribuído, junto com o Governo do Estado e meus colegas parlamentares, para essa conquista", declarou.

A doação do lote na Avenida NS-01, de propriedade do Estado, permitirá a implantação do Hospital de Câncer do Tocantins, nos padrões do hospital da cidade de Barretos (SP). A instituição é uma referência no tratamento de câncer e realiza milhares de atendimentos por ano.

Demais matérias

Na última terça-feira, 21, foram aprovados os Projetos de Lei de autoria de Valderez que declaram de utilidade pública estadual a Associação Cultural de Araguaína e o Instituto Encanto do Luar.

A parlamentar também apresentou no Plenário, durante a Sessão Ordinária, um Projeto de Lei que pede a obrigatoriedade da realização do "Teste do Coraçãozinho" (oximetria de pulso) em recém-nascidos nas maternidades do Estado.  O exame é realizado por meio de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas, o que aumenta as chances de cura, em casos diagnosticados logo no começo da vida