A sessão desta quarta-feira (22) na Câmara de Araguaína, a última do mês de fevereiro, foi marcada por acalorados debates envolvendo o nome do governador Marcelo Miranda (PMDB).  Os críticos o chamaram de "enrolado" e "caloteiro". Entretanto, um defensor de Marcelo rebateu: "a política velha do xingatório está ultrapassada".

Começo da polêmica

A polêmica começou com o vereador de primeiro mandato Gilmar da Auto Escola (PSC).  Ao entrar no debate sobre a regulamentação do PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Renumeração) no Quadro Geral do município de Araguaína, o parlamentar aproveitou o ?gancho? para alfinetar Marcelo Miranda.  Ao AN, Gilmar reafirmou as palavras ditas na sessão.

"Aproveitei a oportunidade para frisar que o governador do estado não está fazendo seu papel de Governador. Ou seja, não está cumprindo o que foi acordado tanto com os Sindicatos e com os próprios servidores. Ou seja, não está pagando. Infelizmente, o nosso governador está usando o papel de caloteiro porque não está pagando. Tratou e não cumpriu, então é caloteiro," criticou.

Reação do aliado de Marcelo

A reação do vereador Ferreirinha (PMDB), fiel aliado de Marcelo, foi instantânea. Ele pediu respeito e criticou severamente os críticos de Marcelo. "Nós ainda encontramos alguns com pouco conhecimento de causa, que às vezes, falam o que nem sabem o que estão falando. Tentando denegrir a imagem do Governador Marcelo Miranda."

Recado aos novatos

O parlamentar veterano ainda mandou um recado aos vereadores calouros. "Essa política velha do xingatório já está ultrapassada. (...) Eu vejo que aqueles que usam desse tipo de artifício para fazer política, a carreira dele é bem curtinha. O povo está cansado. O povo está cansado daquele que xinga, fala monte de baboseira e na hora de votar, vota contrário." Pontuou Ferreirinha.

Na tréplica, Gilmar disse que a crítica não era para denegrir a imagem do Governador e confessou  já ter votado em Marcelo. "Pelo contrário, admiro muito seu trabalho. Já fui eleitor dele. Não voto mais." E finalizou pedindo a Ferrerinha que use a proximidade com o Governador para cobrar o pagamento da Data-Base dos servidores estaduais.

Fogo amigo

Em seguida Edimar Lenadro (PRP), integrante do grupo do deputado Elenil da Penha--base do Governador, entrou na polêmica. Ele invocou a inviolabilidade parlamentar de defender a crítica de Gilmar e também reforçou que o Governador é caloteiro. "Tenho uma amiga enfermeira do Hospital Regional que trabalhou simplesmente oito meses e nunca recebeu. Você quer saber quando ela vai receber? Nunca, nunca."

Por último, o veterano da Casa, vereador Ferrerinha questionou a postura do estreante Edimar Leandro. "Muito me admiro, vossa excelência, que é aliado a um deputado [Elenil da Penha] da base do Governador, atacar o Governador da forma que vossa excelência está atacando. Isso que é vergonha. É triste ouvir isso da boca de um parlamentar". Para finalizar, Edimar frisou ser aliado de Elenil e não do Governador.

Desejos de boa folia 

Após a polêmica, a sessão prosseguiu e os demais parlamentares usaram da palavra para desejar boa folia de Carnaval. Os trabalhos serão retomados no próximo dia 6 de março.