A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT), oferece desde 2016 três vagas anuais para a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. O edital com duas vagas remanescentes para esse ano encerra as inscrições no próximo dia 1º de março e início das atividades no dia 15 de março.

Indicação de quem faz

A médica residente Natália Lima Alves foi a primeira a entrar no programa do HDT/UFT e acredita que a Medicina Familiar é o caminho para melhoria da saúde. "Precisamos incentivar a formação de médicos nesta área. Isso melhora os indicadores de saúde da população, aumentando a promoção de saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico precoce, a reabilitação da pessoa na sociedade" argumentou.

Natália defende que investir na atenção básica de qualidade pode desafogar as filas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais. "Nossa população terá mais acesso a saúde na fase inicial de suas doenças e haverá menor risco de progressão de complicações com a atuação de qualidade em uma fase precoce do problema de saúde ou até mesmo antes que este seja desenvolvido através da prevenção" defendeu.

Sobre a MFC

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é a especialidade médica que cuida das pessoas ao longo do tempo, independente do problema de saúde, do sexo, da idade, ou do órgão afetado pela doença. A MFC visa o atendimento integral das pessoas, famílias e comunidade por meio de competências preventivas e terapêuticas.

O médico de família e comunidade é um especialista em atenção primária à saúde, portanto, deve ter formação geral que lhe permita ser o primeiro contato do paciente sempre que esse procure o serviço de saúde. É o profissional que coordena o cuidado ao longo do tempo com resolutividade de 85% a 95%, além do manejo de sintomas inespecíficos.

O fortalecimento da MFC está diretamente vinculado a organização do sistema de saúde. Países com sistemas de saúde mais justos para toda a população têm forte atenção primária, com priorização do número de médicos com formação geral em relação aos demais especialistas.

No Brasil, embora a MFC seja reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1981, apenas após a criação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em 1994, a especialidade tornou-se mais conhecida.

Inscrições

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no site da Copese UFT. (clique aqui)