Uma campanha promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com a Associação das Mães que Amam (AMA) e Loja Maçônica Paz e Concórdia, a fim de incentivar doações para a construção da UTI pediátrica na cidade de Araguaína, acaba de receber um apoio de peso. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 23, no município maranhense de Estreito, as empresas Engie e Alcoa, integrantes do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Estreito, apresentaram a intenção de doação de recursos para viabilizar a obra.

O projeto da UTI pediátrica em Araguaína está orçado em R$ 2,5 milhões, e a previsão do município é que o custeio terá contrapartida de 50% do Ministério da Saúde, 25% do Estado e 25% do Município.

A Promotora da Saúde Araína Cesárea D?Alessandro, uma das idealizadoras da campanha, destaca a importância da atitude das empresas Engie e Alcoa na concretização de uma ferramenta fundamental para o atendimento de crianças em tratamento de saúde.

O Promotor de Justiça Tarso Rizo Oliveira Ribeiro, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Araguaína, também participou da reunião, que contou com a presença do subsecretário estadual da saúde, Marcos Sena, de representantes do Hospital Municipal de Araguaína, da Secretaria Municipal de Saúde, da Loja Maçônica Paz e Concórdia e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

Como contribuir?

Uma forma de colaborar para a construção da UTI pediátrica de Araguaína é destinando recursos do imposto de renda para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Uma das vantagens de empresas ou pessoas físicas utilizarem a conta FIA é que os depósitos não se referem a doações, uma vez que até 6% (pessoa física) e até 1% (pessoa jurídica) são deduzidos integralmente do Imposto de Renda. O valor que é direcionado para o Fundo através do IR ainda pode ser restituído no ano seguinte.

Em Araguaína, basta entrar na página principal da Prefeitura e localizar o link do FIA. Preencha seus dados, diga o valor que pretende destinar e um e-mail com o boleto bancário lhe será enviado para pagamento.