Além de enfrentar doença, pacientes convivem com o drama das falhas do sistema de saúde no estado. No Hospital Regional de Araguaína (HRA), quem recebe alimentação por sonda está se alimentando menos que o programado, devido baixa de estoque. Segundo uma acompanhante, falta remédios e até produtos de limpeza, "as baratas já são bichos de estimação" denunciou.

A mãe de uma paciente entrou em contato nesta quarta-feira (1º) com o AN para denunciar a precariedade no hospital e cobrar solução do Estado. Sharley Paixão contou que a filha de 15 anos teve um AVC (acidente vascular cerebral) e precisou buscar o Ministério Público Estadual (MPE) para que a filha pudesse fazer exames.

A garota passou por cirurgia neurológica de alta complexidade e se encontra internada recebendo alimentação via sonda. Não bastasse o estado delicado da filha, essa semana a mãe teve que brigar para receber alimentação que foi racionada.

"Tá com pouca dieta no estoque...Eles diminuíram os frascos pra poder dar pra todos os pacientes" denunciou.  A mãe disse ainda que neste feriado de Carnaval não havia fisioterapeuta nem fonoaudiólogo. "Como um hospital não deixa um fisio e fono de plantão? Ou de sobre aviso? Porque lá não tem só a minha filha que precisa, tem vários. E não é pouco não, eu garanto" questionou.

Além de problemas com falta de médicos, a mãe da paciente reclamou da falta de remédios no HRA. "Remédios? Você tem que comprar. Lá não tem nem produto de limpeza. As baratas já são bichos de estimação" disse Sharley.

A acompanhante fez questão de frisar que as enfermeiras fazem o que podem pelos pacientes. "As enfermeiras não têm culpa. Deixo aqui bem claro que eu não tenho do que reclamar da equipe da Neurologia. A minha revolta é com o SUS, com esse governo que mata gente todo dia lá no Regional por falta das coisas. Nem gases tem!" criticou.

Nota da Sesau

Em nota, a  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu que o HRA está abastecido com 80% de medicamentos e insumos e que dispõe de alimentação para pacientes que fazem uso de sonda. Ressaltou que não houve redução da quantidade de frascos. "Antes se utilizavam frascos de 250 ml com trocas quatro vezes ao dia. Agora, se utiliza frascos de 500 ml com trocas duas vezes ao dia," explicou.

A Sesau esclareceu ainda que está com profissionais da fisioterapia e fonoaudiologia em férias e de licença, mas que está fazendo redimensionamento de pessoal para oferecer atendimento diário aos pacientes internados. E informou ainda "que o HRA conta com serviço de limpeza diário e que a última dedetização para controle de pragas foi realizada no dia 12 de janeiro de 2017."