Veículo cai em buraco de erosão em plena Av. Guaiba

Com o tempo chuvoso a erosão causa ainda mais transtorno em alguns bairros de Araguaína.  Moradores do setor Tocantins e Araguaína Sul enviaram fotos ao AN para denunciar a precariedade das ruas. Também para cobrar solução urgente por parte da prefeitura.

No setor Tocantins, Rua Hortelã-esquina com Butiá, o problema são os buracos nas ruas sem asfalto. Segundo relatado ao AN, a situação se arrasta há mais de três anos. Os moradores enfrentam dificuldade para colocar carros na garagem e cobram uma ação da prefeitura.

Já no Araguaína Sul o problema aparenta ser mais grave.  Durante a chuva do último sábado (25) a Avenida Guaíba se transformou, nas palavras de uma moradora, "no Rio Araguaia".  Além da erosão causada pela enxurrada, a situação se agrava ainda mais com o mato, alagamentos e a precariedade na iluminação pública.

Rua intrafegável

Fabiana Silva, moradora do Araguaína Sul há 20 anos, relatou ao AN o dilema vivido  pela vizinhança da Av. Guaíba.  "Coleta de lixo não passa,  viatura policial também não. Serviços de emergência como Samu e  ambulância não passam. Muitos [moradores] não conseguem mais tirar seus carros das garagens" reclamou.

Inclusive, no último sábado à noite um Toyota Corolla caiu numa erosão causada pela chuva na Av. Guaíba.  Segundo Fabiana, a comunidade tenta amenizar o problema colocando galhadas e entulhos.  Também já cobraram uma solução definitiva da prefeitura, mas nunca foram atendidos.

Falta de combustível e gestão

Fabiana relatou ainda que a secretaria de Infraestrutura alegou falta de combustível nas máquinas para fazer o serviço. A comunidade até que ofereceu ajuda, mas a proposta foi recusada.  A moradora também relembrou os argumentos do prefeito Ronaldo Dimas na época da campanha "dinheiro tem, falta é gestão" e questionou: "O que está acontecendo com o dinheiro da gestão que não tem se quer para abastecer as máquinas e nem para encascalhar as ruas?"

Esclarecimentos da prefeitura

Em nota, a prefeitura informou que o setor Tocantins está dentro do planejamento de trabalho de manutenção das ruas. E que uma equipe da Secretaria da Infraestrutura verificará a trafegabilidade da Rua Hortelã para inseri-la no cronograma de ação e recuperá-la ainda neste semestre.

Em relação aos problemas no Araguaína Sul, a prefeitura disse que o setor  também está dentro da programação de manutenção da Secretaria da Infraestrutura, a qual inclui a Rua Guaíba. "Os trabalhos seguirão o cronograma da Secretaria quando tiver condições climáticas favoráveis para fazê-los," frisou.

Informou ainda que o Setor Araguaína Sul está dentro do contrato do Governo Estadual, para drenagem e pavimentação. "A Prefeitura está notificando pela terceira vez o Estado para que ele cumpra o contrato".

Em relação ao mato alto, assegurou que "uma equipe do Departamento de Limpeza Pública estará na próxima semana no local para fazer a roçagem e limpeza." Por fim, ressaltou que para agilizar o atendimento, os moradores podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Infraestrutura e solicitar reparos nas vias através do telefone (63) 3411-7092.