O Governo do Estado homologou ontem (8) o resultado do concurso da Polícia Civil do Tocantins, que vem se arrastando há quase 3 anos. O documento homologa os aprovados para provimento de vagas efetivas e cadastro de reserva para os cargos de delegado, médico legista, agentes, escrivães, perito criminal, papiloscopista e agente de necrotomia.

Apesar da homologação, mais de 500 candidatos ainda esperam pela nomeação ou ao menos um cronograma. Enquanto os aprovados não tomam posse, o Tocantins vem sofrendo com uma defasagem de mais de 1.165 profissionais no quadro da Polícia Civil, conforme levamento da comissão de aprovados. Um dos casos mais críticos, é a defasagem de Delegados. Por lei o Estado deveria contar com ao menos 244 profissionais, mas possui em seu quadro menos da metade-- apenas 121 delegados.

Concurso

O certame foi realizado em junto de 2014, previa 500 vagas, sendo 397 cargos para  preenchimento imediato e o restante para cadastro reserva. De lá para cá, tem sido uma longa espera dos aprovados para assumir uma vaga. O curso de formação só foi concluído em dezembro passado.

defasagem de policiais civis do tocantins