O Procon de Araguaína autuou a Caixa Econômica três vezes na última semana, por demora no atendimento.  Desde a segunda-feira (6) a fila de espera na agência central da Caixa, localizada na 1º de Janeiro, tem sido longa, o atendimento demorado e o número de relações também aumentou.

Na segunda-feira (6), data da primeira autuação, a agência estava lotada. Logo cedo a fila já era extensa na parte externa. Quem chegou por volta de 11h30 conseguiu pegar a senha quase duas horas depois. E em alguns casos, o atendimento só ocorreu por volta das 16h00.

O tempo de espera estipulado por Lei é de 30 minutos às vésperas de pagamento e ou início do mês até dia 10. Entretanto, o Procon constatou durante a fiscalização que o tempo médio ficou em 118 minutos.

Conforme relato de quem esteve na agência, a principal causa da demora foi a falta de funcionários para atender o público. Para receber atendimento no caixa, por exemplo, onde há quatro guichês, apenas um funcionou durante toda a tarde de segunda-feira (6). Outros dois chegaram a atender parcialmente.

De acordo com o Procon, após as autuações, a Caixa é obrigada a justificar a demora e, só após a análise da justificativa é aberto um processo administrativo que resultará ou não na aplicação de uma multa.

"As multas aplicadas pelos órgãos de defesa do consumidor levam em conta uma série de fatores (faturamento da empresa, reincidência, entre outros), por isso não tem como dizer previamente qual seria esse valor caso a Caixa fosse multada" frisou o órgão fiscalizador.

Já a Caixa apresentou justificativa explicando que a demora é por causa da demanda exponencial causada pela liberação dos recursos do FGTS.  Mas que já está estudando solução para o problema, como abrir com duas horas de antecedência e atender aos sábados.