A Associação Comercial e Industrial de Araguaína ? ACIARA está engrossando o coro dos especialistas em finanças e orientando os consumidores da região a quitarem seus débitos com o comércio da cidade com o recurso das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

O principal propósito é fazer com que quem esteja com o nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa possa voltar a ter crédito na praça.

"Estamos reforçando que o ideal neste momento é aproveitar este dinheiro para equilibrar as contas domésticas. Vamos incentivar também que os lojistas associados criem boas condições de negociação", informa o presidente da ACIARA, Márcio Parente.

Outra recomendação é quanto às compras à vista. "Para quem está com o nome limpo e precisa adquirir algo, nossa dica é tentar ao máximo comprar à vista, pedir aquele bom desconto e evitar novas dívidas", acrescente Márcio.

Segundo a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal, no Tocantins, cerca de 130 mil pessoas deverão ser beneficiadas com os recursos das contas inativas. No total, serão R$ 108 milhões potencialmente investidos no mercado local.

Neste primeiro calendário de saque, para os aniversariantes de janeiro e fevereiro, são 17 mil pessoas contempladas em todo o estado, perfazendo R$ 14 milhões pagos pelo benefício.

Calendário de pagamento

Quem nasceu em JANEIRO e FEVEREIRO ? Recebe a partir de 10 de março

Quem nasceu em MARÇO, ABRIL e MAIO ? Recebe a partir de 10 de abril

Quem nasceu em JUNHO, JULHO e AGOSTO ? Recebe a partir de 12 de maio

Quem nasceu em SETEMBRO, OUTUBRO e NOVEMBRO ? Recebe a partir de 16 de junho

Quem nasceu em DEZEMBRO ? Recebe a partir de 14 de julho.

O prazo máximo para o saque de todos os beneficiados é 31 de julho. O fundo será disponibilizado para todos os brasileiros que pediram demissão ou foram despedidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015.