Moradores do Projeto Alegre, na zona rural de Araguaína, no norte do Tocantins, estão com dificuldade de entrar ou sair do local. Isso porque o acesso é feito por uma estrada vicinal e é dificultado durante o período de chuva. Nesse fim de semana um ônibus chegou a atolar por lá e os alunos não puderam ir para escola. Mais de 40 famílias moram na região.

A lavradora Francisca de Lourdes Lima mora há quase 20 anos no assentamento. Ela diz que há pelo menos três anos, a estrada não recebe manutenção. "Sempre que fica muito ruim, vem e jogam cascalho e não resolve. Na hora que chove volta tudo", conta.

Sofrimento maior para o José. Ele é cadeirante e precisa ir à cidade para fazer consultas, mas nessa situação, não tem nem como sair de casa. "Ele tem que ter um acompanhamento a cada três meses. Esse mês ele precisava fazer exames e não teve como", conta a lavradora.

Para que o lavrador Ismael Tiburino possa passar pelo local de motocicleta com a esposa, sem cair, ela tem que descer da garupa. "A gente já caiu de moto porque colocaram um cascalho e o veículo deslizou", diz.

Na rota oficial do transporte público, que leva e traz os passageiros do Projeto Alegre, o ônibus atolou quatro vezes recentemente. Na última, o supervisor da empresa que faz o transporte esteve no local e segundo os moradores, avisou que enquanto a estrada não for arrumada, o ônibus não passará pelo lugar.

"Nós vamos ficar ilhados, sem estudar, sem trabalhar. Vamos ficar prejudicados", desabafa o estudante Cláudio Rodrigues.

O estudante fez um vídeo no último sábado (17) mostrando um ônibus escolar atolado. Por causa do atoleiro, os alunos ficam até sem ir para a escola. "A maioria perdeu aula", diz o estudante.

O que os moradores querem apenas uma solução porque precisam e têm o direito de ir e vir.

Resposta

A Prefeitura de Araguaína informou que nos próximos meses, quando o período chuvoso diminuir, a Secretaria de Infraestrutura vai iniciar os trabalhos de manutenção na estrada vicinal. Disse que os moradores podem solicitar o serviço através do telefone 3411-7076.