O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier, recebeu nesta quarta-feira (22/03) o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Tocantins, Walter Ohofugi, presidentes das subseções e dirigentes da OAB TO para discutir assuntos de interesse da advocacia tocantinense. Também participaram da reunião os juízes auxiliares da presidência do TJTO, Esmar Custódio Vêncio Filho e Adriano Gomes, além do diretor Geral do Tribunal, Francisco Cardoso, do diretor Judiciário, Francisco de Assis Sobrinho, e do chefe de gabinete da presidência, Danilo Guimarães de Souza Izidoro.

Durante a reunião, os presidentes das subseções da OAB/TO enalteceram o trabalho desenvolvido por magistrados nas comarcas do estado e tiveram a chance de expor os desafios que vem sendo vivenciados em busca de promover o aprimoramento da prestação jurisdicional. Na oportunidade eles apresentaram demandas da advocacia como a equalização da força de trabalho no Poder Judiciário para agilizar a tramitação dos processos em algumas localidades, estruturação das salas dos advogados nos fóruns e a designação de magistrados e servidores para determinados juizados e varas específicas.

Aos representantes dos advogados que atuam no Tocantins, os gestores do TJTO enumeraram as ações realizadas pelo Poder Judiciário em busca de potencializar os resultados positivos em prol de uma prestação jurisdicional cada vez mais ágil e eficaz. Projetos como Juiz Colaborador e as ações de esforço concentrado para reduzir as taxas de congestionamento nas comarcas são algumas das iniciativas que contribuem para desafogar o fluxo de processos em andamento e promovem a produtividade e eficiência no atendimento ao cidadão. De acordo com o presidente do TJ, o diálogo aberto com a advocacia beneficiará toda a sociedade que precisa da Justiça. "Foi uma reunião extremamente proveitosa; o advogado cumpre sua função institucional e ela está extremamente vinculada à questão da jurisdição. Com essa parceria, quem ganha é a sociedade", frisou.

Para o presidente da OAB/TO, a reunião também foi bastante produtiva. Ao fim do encontro ele ressaltou a importância da advocacia e do Poder Judiciário trabalharem juntos a favor de uma prestação jurisdicional cada vez melhor. "Saímos daqui com a expectativa na melhora constante da jurisdição; acreditamos que essa evolução inicia com o diálogo, e foi o que aconteceu hoje", disse Ohofugi.