Já estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes treineiros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os resultados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem ser acessados na Página do Participante, ou pelo aplicativo do exame.

Os treineiros são os participantes que ainda não haviam terminado o ensino médio em 2016 quando foram aplicadas as provas. Segundo o Inep, só no ano passado foram 1.344.060 treineiros inscritos, o que representa 16% do total.

Para a diretora do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Maristélia Alves dos Santos, a participação no Enem como treineiro "é uma das formas de o estudante mensurar o grau de dificuldade da prova, verificar o grau de conhecimento e poder planejar os estudos se dedicando aos conteúdos em que teve mais dificuldades. Com isso, a realização do exame no ano de conclusão do ensino terá grande chance de ser exitosa".

Os estudantes que fizeram as provas apenas para testar os conhecimentos também poderão conferir os espelhos das redações que serão divulgadas até 10 de abril pelo Inep.

Simulados do Enem

No ano passado, para auxiliar os estudantes na preparação para a prova que se tornou a porta de entrada para o ensino superior, a Seduc realizou o Simulado do Enem em todas as escolas da rede estadual. Neste ano, o Simulado do Enem será aplicado nos dias 25 e 26 de setembro para todos os concluintes do ensino médio em 2017.

"O objetivo da Seduc é fortalecer a aprendizagem dos alunos na preparação para o Enem, permitindo que eles tenham essa experiência com as mesmas características da prova oficial. O Simulado será aplicado com as mesmas especificidades do Enem e trabalhando as quatro áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias", frisou Maristélia.