A Câmara Municipal de Araguaína, atendendo os requerimentos 362/017 e 383/017, de autoria dos Vereadores Gilmar Oliveira Costa (Gilmar da Auto Escola) (PSC) e Aldair da Costa Sousa (Gipão) (PR) realizou sessão ordinária nesta segunda feira 27 de março para tratar sobre a situação do município no que se refere a trânsito e transporte. Os autores dos requerimentos foram os primeiros a falar.
O vereador Gilmar da Auto Escola questionou a sinalização de diversas localidades da cidade, pedindo providencias ao presidente da ASTT, este disse ao vereador que encaminhe por oficio todos os questionamentos para análise.
O vereador Gipão falou das dificuldades encontradas pelo taxistas e mototaxistas. Gipão disse que é preciso encontrar uma saída para impedir o transporte clandestino em Araguaína. "A prefeitura tem que encontrar um meio para resolver a situação,"finalizou Gipão.
O vereador Terciliano Gomes (SD) disse que a saída mais acertada será levar essas demandas para o chefe do executivo. Terciliano se propôs também discutir com o executivo as taxas cobradas, principalmente a taxa anual para liberação do alvará, pois uma das questões colocadas pelos mototaxistas é o valor elevado das taxas cobradas pelo município.
Para o vereador Presidente da Câmara Municipal de Araguaína, Marcus Marcelo (PR) essa discussão é muito importante, Marcus enfatizou que é preciso haver um entendimento entre os trabalhadores que executam o transporte em Araguaína e o executivo. Ainda discutiram na sessão, questões relacionadas ao transporte publico e escolar, tanto no âmbito do município como no estadual.
Alem da comunidade que lotou o plenário da câmara, estiveram presentes o Presidente da ASTT, Fábio Fiorotto Astolfi, a representante do transporte escolar do município, Márcia Guiotte Diniz, a representante do transporte escolar do estado, Lila Leia Oliveira, o representante da empresa Passaredo, Rogério Ribeiro, o representante do Sindicato dos Taxistas de Araguaína SINCAR, Lindomar Costa Oliveira, o representante da Cooperativa de Moto Taxistas,  Marizon Arruda da Luz, o representante das transportadoras José Bento Ribeiro e o  representante da Cooperban Gilmar  Gomes de Carvalho.