A Prefeitura de Araguaína já começou a distribuição de repelentes fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para grávidas que participam do Bolsa Família. A gestante que for cadastrada no programa deverá ir até a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e retirar o item. A ação visa mais segurança no enfrentamento ao vírus Zika, transmitido através do mosquito Aedes aegypti.

A microcefalia, que pode ser causada pelo Zika vírus, é um assunto novo e que ainda preocupa as famílias, principalmente as gestantes. Por isso é importante a prevenção, explica o superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Eduardo de Freitas. "O repelente protege contra o mosquito por dez horas. Pode ser usado sempre após o banho e é recomendado duas vezes ao dia, manhã e noite", ressaltou.

O superintendente destacou ainda a importância da colaboração da comunidade em manter os quintais limpos. "Além da proteção da grávida protege toda a família", finalizou.

Microcefalia

O Ministério da Saúde chegou a decretar situação de Emergência em Saúde Pública após o crescente número de casos de microcefalias no país, causado por infecção do vírus Zika. Com isso, surgiu também a necessidade de criar planos de ação, uma delas o uso de repelentes.

Estados e municípios devem estar unidos e intensificar várias ações de combate ao mosquito Ades aegypti transmissor também da dengue e chikungunya.