Ações inteligentes para melhorar a segurança no trabalho passam sempre pela disseminação de informações e, claro, por treinamentos. E é com essa premissa que a Odebrecht Ambiental | Saneatins, desde 2013, intensifica as ações para garantir que seus integrantes possam desempenhar suas funções com o menor risco e diminuindo ao máximo a ocorrência de acidentes.

A questão da segurança vai desde a substituição dos veículos para as equipes de manutenção, que antes utilizavam motos e agora usam somente carros, até a adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para todas as atividades de trabalho, além de inspeções no campo para identificar riscos nas atividades.

Todo esse conjunto de atitudes compõe o Programa + Segurança, que traz todas as orientações necessárias para que as boas práticas sejam adotadas durante o dia a dia no desempenho das tarefas. A iniciativa dura todo o ano e na primeira etapa já reuniu mais de 200 funcionários em capacitações sobre uso e conservação dos EPI, além de palestras e demonstrações práticas.

Para o Edson Roberto, que trabalha com manutenção pesada em redes de água, e é integrante da empresa há 27 anos, os momentos de capacitação são essenciais. "Até porque no passado distante isso faltava. A gente tinha muita situação de risco mesmo, sem usar nem capacete. Hoje a gente entende o valor de estar bem protegido, seguro", destacou.

O gerente regional da Odebrecht Ambiental | Saneatins  em Palmas, Rodrigo Lacerda, destaca que a preocupação com a vida do colaborador está em primeiro lugar. "É de suma importância realizar ações que incentivem e conscientizem os colaboradores quanto a segurança no trabalho. Em campo é preciso se proteger de possíveis riscos e cumprir as normas de segurança que devem fazer parte do dia a dia. Segurança nunca é demais", conclui.

Avaliação

O programa também será executado com realização de capacitações de empresas prestadoras de serviço e vai contar com avaliação, em campo, de todas as orientações repassadas. A qualidade e adequação aos preceitos de segurança em obras, trabalhos em espaço confiado e em altura será avaliada a partir desta verificação in loco, com agenda durante todo o ano.

Até o momento, já se reuniram na sede da empresa em Palmas, integrantes da área operacional da Capital e também dos polos de Araguaína, Guaraí, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Gurupi.