Profissionais que cuidam de crianças autistas do Tocantins, Pará e Maranhão vão participar em Araguaína da 2ª Conferência Multiprofissional de Transtorno do Espectro do Autista. A abertura do evento será nesta quinta-feira, 6, às 19 horas, e seguirá até sábado, dia 8, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac). No domingo, dia 9, será realizado um curso sobre Análise do Comportamento Aplicado (ABA), ministrado com a coach infantil Letícia Bringel.

De acordo com a médica Luciana Santana, a coach é especialista nesse tipo de transtorno e durante o curso, vai motivar os profissionais que atuam nessa área, com técnicas direcionadas ao cuidado específico para essas crianças.

O evento é uma realização da Associação Mundo Autista com apoio da Prefeitura e pretende reunir um público de cerca de 350 pessoas. O público alvo da conferência são todos que têm contato direto com autistas, como médicos, pedagogos, odontólogos, enfermeiros, educadores físicos, entre outros.

O objetivo da conferência é de capacitar os profissionais que trabalham na Clínica Escola Mundo Autista de Araguaína, a terceira no Brasil, e também daqueles que atuam em outros municípios cuidando de crianças autistas. A qualificação fornecerá ferramentas de trabalho aos profissionais para que possam utilizar no dia a dia, estimulando o desenvolvimento dessas crianças.

Associação

Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista. No mesmo ano, a Prefeitura criou a Clínica-Escola Mundo Autista que é administrada pela associação. Em Araguaína, há uma demanda de aproximadamente 200 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo atendidos, atualmente, cerca de 130 usuários, com terapias e consultas médicas.

Programação Dia 6 (quinta-feira)

19h ? Abertura da conferência, com uma vernissage e homenagens.

Dia 7 (sexta-feira)

8h ? Autismo: o que é? Como tratar? E agora?;

10h ? Autismo x ABA - Análise do Comportamento Aplicado;

14h ? Técnicas e princípios da análise do comportamento (ABC);

15h30 ? Avaliação Funcional do Comportamento (ABC);

17h ? Esquema de Reforçamento.

Dia 8 (sábado)

8h ? Comportamento Verbal;

11h ? Ensino Incidental;

14h ? ABA na Escola;

16h ? Qual o papel do professor auxiliar?

Dia 9 (domingo)

A partir das 8 horas será oferecido curso sobre Análise do Comportamento Aplicado (ABA).